O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

04/10/06

30-Frota da DETA

Photobucket - Video and Image Hosting


MATRICULA  MODELO  Nº. DE SÉRIE  NOME  ENTRADA  SAÍDA  OBS..

CR-AAA Hornet Moth 8099 VILA CABRAL 1937 Preservado em Maputo nas instalações da LAM

CR-AAB DH.90 Dragonfly 7526 BEIRA 1937 1961 Vendido pra a Africa do Sul como ZS-CTR. Posteriormente exportado para o Reino Unido como G-AEDU , onde ainda voa.

CR-AAC DH.87B Hornet Moth 8104 LORENÇO MARQUES 1937 1967 Cedido ao Aeroclube de Moçambique. Preservado no Museu do Ar em Sintra

CR-AAD DH.89A Dragon Rapide 6361 VILA COUTINHO 1937 1960 Desmantelado

CR-AAE DH.89A Dragon Rapide 6362 INHAMBANE 1937 1960 Desmantelado

CR-AAM DH.89A Dragon Rapide 6397 VILA JOÃO BELO 1938 1954 Desmantelado

CR-AAN DH.89A Dragon Rapide 6398 PORTO AMÉLIA 1938 1954 Desmantelado

CR-AAT DH.89A Dragon Rapide 6439 MOÇAMBIQUE 1939 1954 Desmantelado

CR-AAU DH.89A Dragon Rapide 6440 SOFALA 1939 1954 Desmantelado

CR-AAJ Junkers Ju.52/3m 5962 LOURENÇO MARQUES 1938 1950 Acidente na Lagoa Pati

CR-AAK Junkers Ju.52/3m 5967 QUELIMANE 1938 1964 Desmantelado

CR-AAL Junkers Ju.52/3m 5973 NAMPULA 1938 1964 Desmantelado

CR-ABJ Douglas C-53D-DO 11698 LIBOMBOS 1946 1971 Vendido à Força Aerea Portuguesa - 6170

CR-ABK Douglas C-53D-DO 11763 NAMÚLI 1946 1974 Vendido à Força Aerea Portuguesa - 6173

CR-ABQ Douglas C-47A-20-DK 12760 LUPATA 1946 1974 Vendido à Força Aerea Portuguesa - 6174

CR-AGC Douglas C-47A-20-DK 13140 MILANGE 1958 1971 Vendido à Força Aerea Portuguesa - 6172

CR-AGD Douglas C-47A-75-DL 19393 GORONGOSA 1958 1974 Vendido à Força Aerea Portuguesa - 6175

CR-AHB Douglas C-47A-45-DL 9948 MECULA 1960 1974 Vendido aos SAC (Serviços de Aeronáutica Civil) - C9-AHB

CR-AAV Lockheed 14-H2 Super Electra 1507 Limpopo 1940 1944 Destruido em Quelimane a 23/02/44/ Francisco Pinto Teixeira

CR-AAX Lockheed 14-H2 Super Electra 1508 Zambeze 1940 1941 Destruido em Inhambane a 14/11/41 / Borges Delgado

CR-AAZ Lockheed 14-H2 Super Electra 1511"Buzi" 1940 1954 Desmantelado a 5/8/54

CR-ACT Lockheed C-60A-1-LO Lodestar 2261 INCOMÁTI 1949 1964 Desmantelado

CR-ADJ Lockheed 18-08 Lodestar 2019 SAVE 1951 1964 Desmantelado

CR-AEP Lockheed 18-08 Lodestar 2052 MAPUTO 1954 1962 Vendido ao Katanga - AviKat KA-31

CR-ACI DH.104 Dove 1B 4147 ANTÓNIO ENES 1948 1962 Vendido a Cabo Verde TACV - CR-CAK "Praia"/Preservado no Museu do Ar - Ota

CR-ACJ DH.104 Dove 1B 4148 TETE 1948 1959 Desmantelado

CR-ACL DH.104 Dove 1B 4157 NAMPULA 1948 1962 Vendido a Cabo Verde TACV - CR-CAL "Mindelo"

CR-ACM DH.104 Dove 1B 4158 MOCIMBOA 1948 1959 Desmantelado

CR-ADC DH.104 Dove 5 4278 MARROMEU 1950 1970 Desmantelado

CR-ADD DH.104 Dove 5 4279 LUMBO 1950 1972 Vendido para a ETASA Angola - CR-LKU

CR-AGS DHC2 Beaver 954 INHACA 1960 1968 Vendido ao Aeroclube da Beira "Passop"

CR-AIA Fokker F-27 Mk.200 Friendship 10204 LOURENÇO MARQUES 1962

CR-AIB Fokker F-27 Mk.200 Friendship 10205 BEIRA 1962 1970 Acidente num voo de instrução em Lourenço Marques a 28/03/1970

CR-AIC Fokker F-27 Mk.200 Friendship 10206 QUELIMANE 1962

CR-AMD Fokker F-27 Mk.200 Friendship 10401 NAMPULA 1970

CR-BAA BOEING 737-2B1 20280 MOÇAMBIQUE 1970

CR-BAB BOEING 737-2B1 20281 ANGOLA 1970

CR-BAC BOEING 737-2B1C 20536 TIMOR 1972

CR-BAD BOEING 737-2B1 20786 MACAU 1973

Obrigada José Vilhena

1 comentário:

Anónimo disse...

Correcção. O Lockeed CR AAV Super Electra que se despenhou em Quelimane a era o Limpopo e não o Zambeze.