O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.
A eles dedicamos estas linhas.
José Vilhena e Maria Luísa Hingá
========================
Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com
=======================
Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.
8 comentários:
Lembrando alguns nomes dentro do possível:
1 - Mecanico Viegas - DETA
3 - Artur Cardoso
5 - Fernando Morgado - Aero Clube Inhambane
7 - Fernando Sousa - Mecanico ACM
9 - (?) - Mecanico Inspector Aeronáutica
10 -Nelson - Despachante Aeronáutica
11 - Orlando Teixeira - Aeronautica
12 - Rolando Mendes - TAC (Nampula)
13 - Victor Nunes - Aero C. Inhambane
15 - Macedo - Aero C. Inhambane
18 - Lelo Ramos - ACM
19 - Telmo Pereira - ACM
20 - Filho do Rui Monteiro
23 - Barros Moura - ACM
25 - Artur Amaral - ACM
Quando me lembrar do resto do pessoal, vou mandando os nomes
Já agora qual foi o motivo do evento (foto)!
Cmps
Chegada e babtismo dos B737, que nesta foto estariam à nossa frente. Atrás estão os F-27
Bom dia,
alerto para o nome trocado - o Francisco Alves Viegas, é o nº 2 da foto... meu Avô, que nunca conheci. Muitos parabéns pelo blog. Continuarei a seguir e estou certo que o meu Pai - também ex-funcionário da DETA, bem como a minha Avó - terá fotos arquivadas que poderão enriquecer ainda mais este seu trabalho. Muito obrigado.
Sergio (Play) obrigada pela sua mensagem. Já fiz a alteração e fico a aguardar as fotos prometidas.
Um abraço
Na foto nº14 é António Narciso (Sou a filha Clara que estava sempre com ele)
Para responder ao Sr José Vilhena o evento desta foto foi 25º aniversário da DETA a 21 de Outubro de 1962.Com o aeroporto atrás e os F-27
Mais uma vez refiro que o nº14 da foto é o piloto António Narciso meu pai.
Obrigada
Clara
Maria Clara obrigada pelo seu comentário.
Já foi acrescentado o nome do seu pai António Narciso.
Cumprimentos
Luísa Hingá
Enviar um comentário