LISBOA – GUINÉ – S, TOMÉ – ANGOLA – MOÇAMBIQUETripulação: Pais de Ramos. Oliveira Viegas, João Esteves e Manuel António
Aeronaves Utilizadas: 2 mono motores Vickers Napier Valparaíso de 450 c.v.
Data do Inicio: 5 de Setembro de 1928
Tempo de Voo: 101 horas e 35 minutos
Distancia Percorrida: 15.134 Kms
Escalas efectuadas: Casablanca, Agadir, Cabo Juby, Port Etienne, S. Luís, Bolama, Tamba-Counda (acidental) Kayes, Bamako, Sikasso, Bingerville, Accra, Lagos, Dualá, Port Gentil, S. Tomé, Port gentil, Ponta Negra, Luanda, Benguela, Nova Lisboa, Silva Porto, Vila Luso, Kazombo, Elisabethville, Broken-Hill, Zumbo, Tete, Chemba (acidental), Beira, Quelimane, Beira, Inhambane e Lourenço Marques.
Data do Fim: 26 de Outubro de 1928
Observações: Foi o 1º raid aéreo ao conjunto das nossas colónias ultramarinas em África. Militarmente teve a finalidade de estudar as possibilidades do envio de elementos aéreos a Africa, para efeitos de uma eventual cooperação a estabelecer entre a Aviação Militar Metropolitana e as tropas em terra em acção no Ultramar. A tripulação foi a Paris receber o Troféu da Liga Internacional dos Aviadores.
MOÇAMBIQUE – ANGOLATripulação: Alfredo Sintra e Avelino de Andrade
Aeronave Utilizada: mono motor Morane-Titan de 230 c.v.
Data do Inicio: Dezembro de 1930
Tempo de Voo: 34 horas e 20 minutos
Distancia Percorrida: 4.948 Kms
Escalas efectuadas: Lourenço Marques, Inhambane, Beira, Quelimane, Tete, Salisbúria, Broken-Hill, Elisabethville, Vila Teixeira de Sousa, Vila Luso, Nova Lisboa, Benguela e Luanda
Data do Fim: 17 de Maio de 1931
Observações: Foi um raid relacionado com o pretenso estabelecimento de linhas aéreas comerciais entre Angola e Moçambique pela Companhia Portuguesa de Aviação.
MOÇAMBIQUE – EGIPTO – LISBOA - INGLATERRATripulação: Torre do Valle e Amadeu Araújo
Aeronave Utilizada: mono motor Puss Moth de 110 c.v. “Gaza III”
Data do Inicio: 1 de Abril de 1933
Tempo de Voo: 85 horas e 15 minutos
Distancia Percorrida: 14.413 Kms
Escalas efectuadas: Vila João Belo, Lourenço Marques, Chinde, Blantyre, Mpika, Mbaya, Dodoma, Nairobi, Juba, Malakal, Kartum, Wadi-Haifa, Cairo, Bengasi, Gabes, Fez, Tânger, Alverca, Madrid, Biarritz, Paris e Londres.
Data do Fim: Maio de 1933
Observações: Foi o maior raid aéreo desportivo realizado em Portugal.
LISBOA – GUINÉ– ANGOLA – MOÇAMBIQUE – LISBOATripulação: Cifka Duarte, Ribeiro da Fonseca, Humberto da Cruz, Pinheiro Corrêa, Pinho da Cunha, Oliveira Viegas, Amado da Cunha, Moreira Cardoso, Joaquim Baltazar, Fernando Tártaro, José Pimenta e os mecânicos Manuel Gouveia, Pedro Gomes, Abílio Santos, Aníbal Ramos, Monteiro, Simões e Dias.
Aeronaves Utilizadas: 1 mono motor Junker “Monteiro Torres” e oito mono motores Vickers Jupiters “Ibiz, Milhafre, Chaimite, Águia, Albatroz, Mongua, Peneiireiro e Falcão”
Data do Inicio: 14 de Dezembro de 1935
Tempo de Voo: 175 horas e 50 minutos
Distancia Percorrida: 29.723 Kms
Escalas efectuadas: Casablanca, Cabo Juby, Port Etienne, Dakar, Bolama, Kayes, Bamako, Ouagadugu, Niamey, Zinder, Fort Lamy, Fort Archambault, Bangui, Coquillhaville, Leopoldville, Luanda, Benguela, Nova Lisboa, Vila Luso, Vila Teixeira de Sousa, Elisabethville, Broken-Hill, Tete, Beira, Inhambane e Lourenço Marques, com regresso pelo mesmo itinerário.
Data do Fim: 8 de Abril de 1936
Observações: Foi um cruzeiro aéreo ao ultramar que teve a particularidade de atravessar pela primeira vez as densas florestas equatoriais. Por vários motivos de ordem física, somente os aviadores Moreira Cardoso, Pinho da Cunha, Joaquim Baltazar e os mecânicos Aníbal Ramos, Simões e Dias efectuaram a viagem de retorno.
Enviado por: José Vilhena
Sem comentários:
Enviar um comentário