O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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06/10/06

39-Raids Aéreos que ligaram Moçambique ao Mundo

LISBOA – GUINÉ – S, TOMÉ – ANGOLA – MOÇAMBIQUE

Tripulação: Pais de Ramos. Oliveira Viegas, João Esteves e Manuel António

Aeronaves Utilizadas: 2 mono motores Vickers Napier Valparaíso de 450 c.v.

Data do Inicio: 5 de Setembro de 1928

Tempo de Voo: 101 horas e 35 minutos

Distancia Percorrida: 15.134 Kms

Escalas efectuadas: Casablanca, Agadir, Cabo Juby, Port Etienne, S. Luís, Bolama, Tamba-Counda (acidental) Kayes, Bamako, Sikasso, Bingerville, Accra, Lagos, Dualá, Port Gentil, S. Tomé, Port gentil, Ponta Negra, Luanda, Benguela, Nova Lisboa, Silva Porto, Vila Luso, Kazombo, Elisabethville, Broken-Hill, Zumbo, Tete, Chemba (acidental), Beira, Quelimane, Beira, Inhambane e Lourenço Marques.

Data do Fim: 26 de Outubro de 1928

Observações: Foi o 1º raid aéreo ao conjunto das nossas colónias ultramarinas em África. Militarmente teve a finalidade de estudar as possibilidades do envio de elementos aéreos a Africa, para efeitos de uma eventual cooperação a estabelecer entre a Aviação Militar Metropolitana e as tropas em terra em acção no Ultramar. A tripulação foi a Paris receber o Troféu da Liga Internacional dos Aviadores.















MOÇAMBIQUE – ANGOLA

Tripulação: Alfredo Sintra e Avelino de Andrade

Aeronave Utilizada: mono motor Morane-Titan de 230 c.v.

Data do Inicio: Dezembro de 1930

Tempo de Voo: 34 horas e 20 minutos

Distancia Percorrida: 4.948 Kms

Escalas efectuadas: Lourenço Marques, Inhambane, Beira, Quelimane, Tete, Salisbúria, Broken-Hill, Elisabethville, Vila Teixeira de Sousa, Vila Luso, Nova Lisboa, Benguela e Luanda

Data do Fim: 17 de Maio de 1931

Observações: Foi um raid relacionado com o pretenso estabelecimento de linhas aéreas comerciais entre Angola e Moçambique pela Companhia Portuguesa de Aviação.


MOÇAMBIQUE – EGIPTO – LISBOA - INGLATERRA

Tripulação: Torre do Valle e Amadeu Araújo

Aeronave Utilizada: mono motor Puss Moth de 110 c.v. “Gaza III”

Data do Inicio: 1 de Abril de 1933

Tempo de Voo: 85 horas e 15 minutos

Distancia Percorrida: 14.413 Kms

Escalas efectuadas: Vila João Belo, Lourenço Marques, Chinde, Blantyre, Mpika, Mbaya, Dodoma, Nairobi, Juba, Malakal, Kartum, Wadi-Haifa, Cairo, Bengasi, Gabes, Fez, Tânger, Alverca, Madrid, Biarritz, Paris e Londres.

Data do Fim: Maio de 1933

Observações: Foi o maior raid aéreo desportivo realizado em Portugal.


LISBOA – GUINÉ– ANGOLA – MOÇAMBIQUE – LISBOA

Tripulação: Cifka Duarte, Ribeiro da Fonseca, Humberto da Cruz, Pinheiro Corrêa, Pinho da Cunha, Oliveira Viegas, Amado da Cunha, Moreira Cardoso, Joaquim Baltazar, Fernando Tártaro, José Pimenta e os mecânicos Manuel Gouveia, Pedro Gomes, Abílio Santos, Aníbal Ramos, Monteiro, Simões e Dias.


Aeronaves Utilizadas: 1 mono motor Junker “Monteiro Torres” e oito mono motores Vickers Jupiters “Ibiz, Milhafre, Chaimite, Águia, Albatroz, Mongua, Peneiireiro e Falcão”

Data do Inicio: 14 de Dezembro de 1935

Tempo de Voo: 175 horas e 50 minutos

Distancia Percorrida: 29.723 Kms

Escalas efectuadas: Casablanca, Cabo Juby, Port Etienne, Dakar, Bolama, Kayes, Bamako, Ouagadugu, Niamey, Zinder, Fort Lamy, Fort Archambault, Bangui, Coquillhaville, Leopoldville, Luanda, Benguela, Nova Lisboa, Vila Luso, Vila Teixeira de Sousa, Elisabethville, Broken-Hill, Tete, Beira, Inhambane e Lourenço Marques, com regresso pelo mesmo itinerário.

Data do Fim: 8 de Abril de 1936

Observações: Foi um cruzeiro aéreo ao ultramar que teve a particularidade de atravessar pela primeira vez as densas florestas equatoriais. Por vários motivos de ordem física, somente os aviadores Moreira Cardoso, Pinho da Cunha, Joaquim Baltazar e os mecânicos Aníbal Ramos, Simões e Dias efectuaram a viagem de retorno.



Enviado por: José Vilhena

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