O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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06/10/06

43-Comandante António de Sousa Faria e Mello faleceu

Nasceu em Viana do Alentejo (Évora), a 4 de Maio de 1942, tendo sido brevetado no Aero Clube de Portugal a 7 de Agosto de 1961.
No ano seguinte alistou-se na Força Aérea Portuguesa, onde fez o curso de piloto-aviador miliciano, integrado no curso P2/62.
De regresso à vida civil, trabalhou na Direcção Geral de Aeronáutica Civil entre 1968 e 1970. Ingressou na DETA (Linhas Aéreas de Moçambique) em Dezembro de 1970, onde iniciou a sua carreira como co-piloto de Fokker F27 e posteriormente DC-3. Mais tarde qualificou-se como co-piloto de Boeing 737 nos EUA (Western Airlines). Tendo sido promovido a Comandante de F27 e pouco tempo depois de 737. Seria ainda Instrutor de Voo e de Simulador em 737. Em 1977 um problema de doença na coluna vertebral levou-o a procurar tratamento na vizinha África do Sul, onde foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica. Infelizmente não decorreu bem e o comandante Faria de Melo regressou a Maputo numa cadeira de rodas.
Apesar dessa grave incapacidade, não perdeu interesse pela aviação e de volta ao seu País, optou por deslocar-se aos Estados Unidos da América, onde fez um curso específico para pilotos paraplégicos, habilitação que foi reconhecida pela então Direcção Geral de Aviação Civil portuguesa.
Em Dezembro de 1992 foi à Terra Nova buscar um avião Beechcraft Bonanza F-33A, tendo realizado a viagem a solo entre Saint Johns e Lisboa, com escala no Aeroporto de Ponta Delgada (Açores). O avião, matrícula CS-AZI, foi baptizado com o nome da sua mãe, “Alice”, estando adaptado para as condições físicas do piloto.
Entre as muitas viagens que fez destacam-se a travessia do Atlântico Sul (o “voo” de Sacadura Cabral e Gago Coutinho) de Lisboa ao Rio de Janeiro em 1993 e duas voltas ao mundo, uma solitário em 1995, outra só no avião, mas a par com piloto que o acompanhou, também só, noutra aeronave, em 2004.

Faleceu em Lisboa a 6 de Outubro de 2006.


Galardões recebidos:

1996 – “ORDEM DO INFANTE D. HENRIQUE”, concedido pelo Presidente da República, Senhor Doutor Mário Soares.
1996 – “MÉRITO AERONÁUTICO”, concedida pelo Chefe do Estado-maior da Força Aérea, Senhor General Aleixo Corbal.
1996 – “POLARIS AWARD” concedido pela IFALPA (Federação Internacional dos Pilotos de Linha Aérea), com base nas “qualidades de piloto” e “heroísmo pessoal”.
1997 – “TISSANDIER PRIZE”, concedido pela Federação Internacional de Aeronáutica (FAI).

2003 – “Prémio Take-Off" na categoria de Prestígio


Distinções recebidas:

Troféu “Piloto do ano” (1993) conferido pelo “Cockpit Clube” (Braga).
Sócio Honorário do Aero Clube de Braga.
Sócio Honorário da Sociedade de Geografia.
Sócio Honorário de Aero Clube de Portugal

Texto do Cmte José Vilhena

Clique aqui e veja uma fotografia recente do Cte Faria e Mello

Asas de teimosia, página pessoal do Comandante.

Os meus pêsames à familia.



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