Este avião, com registo Sul-africano, voou para Moçambique pelas mãos do célebre Major Mac Miller em 1930, com mais dois irmão gémeos, com a finalidade de efectuar voos de demonstração.
Num desses voos junto ao porto de Lourenço Marques, entrou em perda a baixa altitude acabando nas águas da baia, junto a um paquete que saia do porto.
Foi recuperado pela tripulação do navio, bem como o que restou do avião, que felizmente ficou a flutuar, embora maltratado e cheio de água salgada. O que restou do avião e o seu motor permaneceram ao ar livre no porto de Lourenço Marques, durante quase um ano, pois mercadoria importada sem pagamento de direitos tinha de cumprir a legislação vigente, até ser vendido em hasta pública!
No leilão então realizado, foi finalmente o avião e o motor arrematados por Manuel Maria Rocha, que na altura era mecânico chefe da estação eléctrica no Xai Xai (Vila João Belo). Carregado para um camião e transportado para o Xai Xai, onde Manuel Maria Rocha o reconstruiu durante 18 longos meses, uma missão quase impossível, já que o domínio da língua de Sua Majestade por parte do seu dono e os conhecimentos aeronáuticos do mesmo eram na altura mínimos. Passou a ser o primeiro avião registado na Colónia e foi nele que aprendeu a pilotar e posteriormente atingiu a craveira que todos conhecem, como primeiro piloto da DETA e posteriormente da TAP. Foi assim que o Xai Xai se tornou o berço da aviação civil em Moçambique.
José Vilhena
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