O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

24/10/06

97-Irmão Cordeiro, o padre pára-quedista , do ACB

Foto enviada por Vítor Paz.

Biografia resumida do Irmão Cordeiro que vi saltar muitas vezes, com o Zingo.
O Irmão Cordeiro, nasceu no Brasil e foi para África em 1949, para abrir escolas dos Maristas, Ordem católica a que pertencia e era o Responsável pelo colégio dos Maristas, na Beira, Moçambique.
Interessou-se pelo pára-quedismo quando tinha 52 anos de idade, depois de ter lido um artigo sobre o tema. O Ir. Cordeiro tinha um cão, o Zingo, que, também, adorava saltar de pára-quedas.
Faleceu em 01 Julho 2015
Foto do Zingo oferecida por Guerra Santos.

http://familiazanattah.blogspot.com/2015/11/irmao-armando-cordeiro-boletim.html
Noticia da morte do Irmão Cordeiro

2 comentários:

arturcardoso disse...

Foi meu Director no Colegio dos Maristas em Lourenço Marques, no 1º e 2º ano do Liceu, quando os meus pais me mandaram do norte, para continuar os estudos, pois porque lá para cima a educação acabava com a instrução primária.

Alvarenga,Jorge. disse...

«Irmão Cordeiro»

O que é feito deste grnde Homem???
Alguém sabe???
Aposto que se fôr vivo,terá entre os 95/100 anos...,
mas se te apertar as mãos,inda sentirás a "Marca-única" da Força e do Poder!!!
Andei ns Maristas da Beira ns Ans Lectivs de 1972/73(1.º do Ciclo) e 1973/74(2º do Ciclo) quando ele era lá Perfeito.
E ainda vi salts dele com o cão...,
mas na altura a que me reporto,já era 1 cadela,não?!?...tb 1 Pastor-Alemão,a "Caniche"??!
E de quem EU,por ser tb gordo cmo a cadela,"herdei" a alcunha do seu nome...,"Caniche"!!!
Grnds Tempos...,
preciso de lá regressar rápidament!!! ??? !
... . ...,
...a Professora de Português,a D.ª Palmira...,grnde Professora!!!

Um Forte Abraço a todos...,
alunos,professores,funcionários... . ...,
tejam,onde tejam...,
índa cá connosco...,
ou já lá em cima...,
onde 1 dia destes os irems tb cumprimentar!!!

"omnia mutantur,nos et mutamur in illis!"
(Ovídio,MET.15,165)
[Todas as coisas mudam,e nós mudamos com elas!]

jorge.alvarenga@sapo.pt