SETA – Sociedade Exploradora de Trabalhos Aéreos Lda.
Sociedade Exploradora de Trabalhos Aéreos Lda. (SETA).
Esta sociedade tinha por finalidade efectuar levantamentos e transporte publico aéreo dentro dos limites do território da Província de Moçambique.
Actuou por força de uma autorização especial concedida pelo governador-geral, mediante parecer favorável do respectivo Conselho de Aeronáutica. Nessa autorização frisava-se contudo, que a SETA não poderia actuar em concorrência com a DETA.
A sua actividade exercia-se fundamentalmente no campo de serviços de táxi aéreo de passageiros e de transporte diário de peixe fresco do Inhassoro para a Beira e desta cidade para Nova Lusitânia (Búzi).
Frota:
SAB – Serviços Aéreos da Beira
Os Seviços Aéreos da Beira (SAB) foi uma companhia de táxis aéreos sedeada na cidade que lhe deu o nome, que começou as suas actividades com um voo diário da Beira para o Luabo, Chinde e Marromeu. Foram seus fundadores, Joaquim Alves e João Barreto, que eram proprietários do Hotel da ilha de Santa Carolina.
Frota:
TAM – Transportes Aéreos de Moçambique
Os Transportes Aéreos de Moçambique (TAM) foi inicialmente designado por Táxi Aéreo de Moçambique, sedeado na Beira e iniciando-se com um voo diário para o Búzi, Luabo e Panda. O seu fundador foi Jorge Cândido Guerra.
Frota:
TAZ – Transportes Aéreos da Zambézia
Sedeada em Quelimane, esta empresa de táxis aéreos operava praticamente para todo o território da Província de Moçambique. Mais tarde absorveu os Transportes Aéreos do Gurué.
Frota:
TAC – Transportes Aéreos Comerciais
Os Transportes Aéreos Comerciais (TAC) iniciaram a sua operação em Nampula em 1966. A maior parte das suas operações realizavam-se em conjunto com a TAM da Beira, sendo o seu principal accionista Rolando Mendes.
Frota:
CASS – Companhia Aérea do Sul do Save
A Companhia Aérea do Sul do Save (CASS), com base em Lourenço Marques operou a partir de 1964.
Frota:
SAM – Serviços Aéreos de Moçambique
O Serviços Aéreos de Moçambique (SAM), empresa criada pelo piloto Trancoso, operou a partir de Lourenço Marques, tendo criado posteriormente uma subsidiaria no norte de Moçambique, os Serviços Aéreos do Norte (SAN).
Frota:
Élio de Vasconcelos
Élio de Vasconcelos, piloto privado que possuía uma licença especial para transporte de peixe fresco do Inhassoro para a Beira.
Frota:
2 comentários:
Gostei de saber alguns pormenores que , desconhia sobra a actividade da avião civil , que acompanhei de perto, quando estive no Controlo de Tráfego Aéreo Militar em Moçambique de 1973 a 1975 .
Conheci os Srs. Leonel da Silva e Élio Vasconcelos. Voei com eles algumas vezes Inhassoro/ Beira/ Inhassoro, tanto no Tripacer como no Stinson.
Enviar um comentário