O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

16/10/06

79-Pilotos do Aeroclube de Moçambique!

Photobucket - Video and Image Hosting

O meu obrigada aos Cte. José Rodrigues, Luís Burnay e Artur Cardoso pela ajuda.

Agradeço aos intervenientes o facto de terem ajudado a identificar os personagens e o local desta foto!Isto apesar da Luísa o já ter feito!José Vilhena

Ficamos à espera que nos mandem coisas do antigamente que tenham nos álbuns.


11 comentários:

Henrique Santos disse...

Olha minina, já mandei um SOS para alguns identificarem os que faltam.
Este blog é SENSACIONAL e MERECERIA ser MAIS divulgado e eu vou fazê-lo por carta, por telefone por email, sei lá como, mas vou fazê-lo!
Lá atrás coloquei esta msg
Fiquei com lágrimas minina... voei na maior parte deles... do meu tempo, até tens o que me deu instrução o CR-AKI e até o CR-AJZ
Estão lá o Mooney (Rolls Royce) o Chipmunk, ai Rui, Rui, o que fazias nele...
Vou já mandar isto a alguns pilotecos...
Bjinhos Ricky

Anónimo disse...

79- Quanto aos pilotos na foto,gostaria de rectificar o #6 como sendo Artur Lacueva (instrutor & senhor das acrobacias). Se nao estou em erro o #2 e' o Paulo Cunha . O #3 Assiduo piloto do Aeroclube o Ingles MIKE acho eu, ex-corredor da Porche (glory days).
Um bem Hajam e eternamente agradecido pelo lembrancas no blog Ze'Rodrigues

Luisa Hingá disse...

Ricky obrigada. Eu tinha prometido a mim mesmo que tinha que fazer uma coisa destas. Eu já me tinha esquecido de tanta coisa e estou a adorar revivê-las.
Zé Rodrigues obrigada pela correcção.
tenho mais coisas para inserir. E façam o favor de ver/ler tudo. Ejá agora se tiverem lá por casa alguma coisa referente ao tema, não se acanhem!!!

Anónimo disse...

O Piloto #2 é o PAULO CUNHA.

Anónimo disse...

o nº 3 era o John Murray, aluno piloto e dono da Infol, racções para animais. A foto foi tirada em Nelspruit

arturcardoso disse...

Dei esta informação como anónimo, piloto nº 3, porque não sabia fazer o log in correctamente. Está tudo OK agora e identifoco-me como sendo o Artur Cardoso.
As minhas desculpas...

Luisa Hingá disse...

José Luís Burnay eu acho que o conheço!!!
E ao Artur Cardoso, também.
Eu trabalhei no Despacho do aeroporto, em LM e antes na Beira. E o meu marido também foi lá controlador de tráfego aéreo. Sou a Luísa Hingá.
Assim que possivel vou alterar as fotos.
Já agora também confirmam o nº. 6???
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá Luisa!
Se nos conhecemos? Lá vão mais de 30 anos..... Fui Controlador com o Hingá, na Beira, mais tarde Comandante na DETA, e hoje um Reformado.... mas perfeito!
Tudo bem?

arturcardoso disse...

Luisa,
Lembro-me bem de si, e do seu marido. Também fui Comandante da DETA com o Luis. Quero mandar umas fotos, mas não sei como.
O nº 6 é mesmo o Lacueva (Artur), por acaso meu primo, e era casado com a melhor locutora da estação B, do Radio Clube de Moçambique,(Evelyn Martin). Faleceu o ano passado.
Artur Cardoso

Luisa Hingá disse...

Que meninos tão lindos. Vou já corrigir a foto!!!
O e-mail é lhinga@mail.telepac.pt

Burnay o Hingá disse o mesmo de ti....Se o conheço? Tu estás boa? ele foi meu colega em Moçambique....Risos... Eu vou por o e-mail visível...e também se lembra do Artur Cardoso...se nos vamos tratar por srss... eu passo a fazera vénia aos Srs...Comandantes....

José Vilhena disse...

Agradeço aos intervenientes o facto de terem ajudado a identificar os personagens e o local desta foto!
Isto apesar da Luísa o já ter feito!
José Vilhena