O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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06/10/06

41-Aeroportos LM e Beira





AEROPORTO DE MAVALANE (Lourenço Marques) – 1950

Aeroporto situado a 2 Km a norte da cidade:
1- Coordenadas: Lat. 25º 55´ S / Long. 32º 34´E
2- Altitude: 30 m
3- Pistas: 04/22 – 1.300 x 50 m (terreno de areia consistente com relva)
17/35 - 1.000 x 50 m (idem)
14/32 - 1.000 x 50 m (idem)
08/26 - 1.000 x 50 m (idem)
4- Radiocomunicações:
-comunicações radiotelegráficas ar-solo: indicativo CRY, frequências 6.510 e 333 Kc/s, potencia 250 W
5- Rádio-ajudas:
- radiogoniómetro de media frequência: indicativo CRY, frequência 333 Kc/s, potencia 1.000 W
6- Tráfego Comercial:

7- Observações: serve a DETA, CAA, SAA e DTA. 20 toneladas máximo permitido. Está a sofrer grande ampliação e conveniente apetrechamento.

AEROPORTO DE MANGA (Beira) – 1950
Aeroporto situado a 11 Km da cidade, no sitio da Manga do Loforte, junto à antiga Lacticinia:
8- Coordenadas: Lat. 19º 47´ S / Long. 34º 53´E
9- Altitude: 10 m
10- Pistas: 11/29 – 1.300 x 50 m (asfalto)
16/34 - 1.500 x 50 m (asfalto)
05/23 - 1.250 x 50 m (asfalto)
11- Radiocomunicações:
-comunicações radiotelegráficas ar-solo: indicativo CRG, frequências 6.510 e 333 Kc/s, potencia 250 W
12- Rádio-ajudas:
- radiogoniómetro de media frequência: indicativo CRG, frequência 333 Kc/s, potencia 1.000 W
13- Tráfego Comercial
14- Observações: serve a DETA, CAA e SETA.

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