O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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05/10/06

35-O Mistério do CR-AGU


Muitas publicações especializadas na matéria dão como certo que a DETA voou entre 11 de Junho de 1960 e finais de 1961 um DC-3, mais conhecido por Dakota, com a matrícula CR-AGU. Este avião teria sido alugado à East African Airways (EAA), onde possuía a matricula VP-KJU (Sagana II de seu nome de baptismo). Este avião cujo número de série era 16577/33325, (s/n USAF 44-76993), teria retornado ao seu antigo proprietário, onde veio a acabar os seus dias por volta de 1976.
Contudo consta que no Registo Aeronáutico de Moçambique, esta matrícula aparece atribuída a um Piper PA-12 Super Cruiser, número de série 12-2315, ex: ZS-BPK, que teria sido vendido para a CTA de Angola como CR-LDN.
Além dos seis Dakotas que pertenceram à DETA, será que este também por lá terá andado?
Um mistério para resolver por alguém da DETA que ainda se lembre dele!
José Vilhena

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