O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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01/10/06

26 - CR-AAA – O PRIMEIRO AVIÃO DA DETA


Nascido em 1937 em Hatfield (Reino Unido), com o número de série 8099, o DeHavilland DH87B Hornet Moth CR-AAA foi o primeiro avião da DETA (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos). Baptizado de “Vila Cabral”, celebra em 2007 a bonita idade de 70 anos. Inicialmente destinado a fretamento de carga, não levando mais do que um passageiro além do piloto, este avião sulcou os céus de Moçambique, desde Lourenço Marques a Mocímboa da Praia, último destino da DETA. Mais tarde, já cansado e ultrapassado pelos seus irmãos mais novos, o CR-AAA foi utilizado em voos de instrução, mantendo-se em actividade quase durante vinte anos. Contemporâneo dos Dragon Rapid, Dragonfly, Junkers, Lockheeds, Doves, Dakotas e Beaver, conta no seu álbum de imagens um voo ao lado de um Friendship e posou minúsculo ao lado de um Boeing 737. O CR-AAA no entanto não esta só, tem um irmão gémeo, o CR-AAC, número de série 8104, oferecido pela DETA ao Aeroclube de Moçambique e mais tarde transferido para o Museu do Ar em Sintra, onde se encontra neste momento.
Com o passar do tempo o CR-AAA, mais conhecido pelo “gargalhadas”, viu mudar o nome da terra que o baptizou, mudou de registo, (passou a ser C9-AAA), conheceu novas caras, foi recuperado há pouco na África do Sul e continua orgulhoso de si, no fundo de um hangar daquela que foi desde sempre a sua casa: Moçambique.

2 comentários:

Luis Almeida Pina disse...

Com enorme prazer, e saudade que recordo a Aviação em Moçambique.
De alguma forma estive ligado a ela pois trabalhei na "ALAR". Tantas saudades que tudo isto me deixa.
Um abraço
Luis Pina

Luisa Hingá disse...

Luís Pina faça o favor de se sentir em casa e de colaborar.
Abraços
Luísa Hingá