Nasceu a 14 de Junho de 1912 em Chaves, voou pela primeira vez como passageiro num velho Farman em Portugal, decidindo desde logo que queria ser piloto. Chegado a Lourenço Marques em 1940, tornou-se sócio do Aero Clube de Moçambique, inscrevendo-se na sua escola de pilotagem onde iniciou a sua instrução a 12 de Novembro, no Tiger Moth “CR-AAR”, sendo largado após 8 horas de voo. Conseguiu a sua licença de piloto de transporte público em 1942, precisamente no ano em que entrou para a DETA, sendo o seu primeiro voo comercial realizado no velho Hornet Moth “CR-AAA”, transportando um só passageiro. Nesta empresa voou praticamente todos os seus aviões, desde o velho Hornet Moth, passando pelo Dragonfly, Dragon Rapide, Junkers JU-52, Dove, Dakota, Electra, Lodestar e Friendship.
A 13 de Novembro de 1954 atingiu a marca das 10.000 horas de voo num vo realizado no Dakota “CR-ABQ” proveniente de Salisbury, tendo sido o primeiro Piloto Português a ultrapassar as 20.000 horas, quando aterrou com o Friendship CR-AIA em Lourenço Marques proveniente de Joanesburgo a 5 de Junho de 1964.
Reformou-se em 1974, tendo efectuado o seu último voo num Friendship “CR-AIA” a 11 de Dezembro, com um total de 28.453 horas de voo.
Faleceu em Lisboa a 26 de Janeiro de 2001, com 89 anos de idade.
6 comentários:
Olá a todos e parabéns por este blogue. Foi com emoção que nele encontrei fotos do meu avô Cte. Flávio de Carvalho. Era um homem extraordinário. Tenho em minha posse alguns documentos e fotografias que vos enviarei assim que possível e se os acharem interessantes, podem colocá-los no vosso blogue.
Obrigada pelas recordações.
Bárbara Carvalho Moura
Muito obrigada pelo seu comentário.
Fico a aguardar as suas preciosidades.
Ao dispor
Luísa Hingá
Bem haja por não deixarem quem nunca deve ser esquecido- o meu saudoso pai Flávio Allves de Carvalho. Sou a Célia, filha mais nova e vivi aminha infância de 56 a63 numa casa fantástica na área da Estação antiga.BRinquei com a Lena e Beta,filhas do chefe de estação, sr Morais,o Manel filho do sr Seabra,chefe dos mecânicos, o Caetano, sobrinho do ten. coronel Pinto da Cunha,a Dida, Mita e Tonia filhas do enfermeiro da DETa e que vive agora em Sines(91 frescos anos)e que tantas injeções me deu, todos residindoali naquela área. Brinquei nas pistAS, andei de patins e bicicleta. e no bar da estação bebíamos cocacolas a 1esc.e 50 centavos...Conheci bem , pequena, os comtes Branco, Veloso, Galhardo, Vasco Abreu, Spodes, Zè Maria.Castelo Branco,o Sr Salbany da aeronáutica civil e por aí fora...
Saudades iimagináveis dessa minha terra onde tive o privilegio de nascer e brincar e ser educada, e onde não voltei mais desde que a deixei para ir estudar para C0imbra.Tenho muitas fotos, notícias que vou tentar enviar-vos. Vivo em Lisboa ea Bárbara, minha filha já vos mandou um pequeno comentário ao pé deste.Muito sensibilizada e agradecida, até breve.
Célia de carvalho
olá Luisa
Gostei muito de ver os dados actualizados do meu pai. Haverá um erro de troca de datas... 1937 e 1942. Não?
Comte Vilhena,um muito obrigada
para si
Célia
Cara Célia de Carvalho
Grato pela chamada de atenção, as datas foram corrigidas.
É sempre um prazer relembrar velhos "mestres" que conheci em Aviação!
Conheci a respeitável família do cmdt.Flávio de Carvalho, a Esposa,a Flávia, o Celso(julgo da minha idade) e a Célia.Trabalhei na oficina do Aero Clube de Moçambique.Na altura,1955/6+- tb conheci a Dida Rocha,filha do Enfermeiro Rocha.Mais tarde trabalhei na Sociedade Comercial de Automóveis onde fui colega da Flávia de Carvalho.......Cumprimentos e parabéns por este blogue que visito com frequência.
Enviar um comentário