O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

24/11/06

147-Aeródromo de Nangololo

Foto encontrada na Net.
Transcrevo o comentário deixado pelo meu colega Diabinho Rodrigues
acerca deste campo de aterragem:

Esta "Pista" muito rudimentar, foi construída no ano de 1965, aproveitando a picada que vinha de Mueda e que era bem larga, apenas se derrubaram umas 10 árvores, tendo ficado concluída em escassas horas para se proceder á 1ª evacuação Aérea pela FAP num "Dornier". Durante a limpeza do derrube e algum capim, fomos alvo de uma emboscada de pouca intensidade. Foi o início da guerrilha a sério. Diabinho

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta "Pista"muito rudimentar,foi construda no ano de 1965,aproveitando a picada que vinha de Mueda e que era bem larga,apeas se derrubaram umas 10 árvores,tendo ficada concluida em excassas horas para se proceder á 1ª evacuação Aérea pela FAP num "Dornier".Durante a limpeza do derrube e algum capim,fomos alvo de uma emboscada de ouca intensidade.Foi o início da gurrilha a sério.
Diabinho