O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

09/11/06

133-CR-AHL, dos Transportes Aéreos da Zambézia


Emblema da TAZ, oferta de Vitor Silva.
Matricula:CR-AHL Tipo de aeronave: C185a Proprietário: TAZ
Destruido a 29 Mar 1968.

Anexo esta informação dada pelo antigo piloto da OCAPA, Vitor Silva, que mais tarde foi um dos pilotos do Serviço da Aeronáutica Civil, de Moçambique e que já foi referido noutros artigos deste blog. Aproveito para lhe agradecer a paciência que tem tido comigo!!!.
"Se a memória não me engana, trata-se dum Cessna 185, creio que ao serviço da *Ocapa* e propriedade da TAZ – Quelimane.

O Mário Gouveia fez uma aterragem numa praia próxima de Mocímboa da Praia.

Acrescento que a data do acontecimento é anterior a Julho de 1968, pois saí de Porto Amélia por essa data.

O Mário Gouveia era um conhecido e experiente piloto da TAZ. A investigação do incidente, pois foi disso que se tratou, foi desenvolvida pela PIDE/DGS. O acontecimento, atendendo ao local onde ocorreu, onde não era conhecida qualquer actividade da guerrilha, levantou grandes dúvidas e preocupação. Daí a investigação ter sido conduzida por aquela policia, no que respeitava às causas do acidente.
Vítor Silva"
**Editado para acrescentar este esclarecimento, a pedido, da filha do dono da OCAPA:

"A OCAPA encerrou no final de 1968, como diz o Piloto Victor Silva, mas no que se refere ao Cessna 185, não esteve ao serviço da OCAPA.
Inez"
Fotos do avião encontradas em groups.msn.com/BarreirenseI
Informações sobre o acidente: Vitor Silva.
Informações sobre o avião: Cte José Vilhena

1 comentário:

Anónimo disse...

A OCAPA a não ser o serviço de intercâmbio (Turismo) com as Ilhas Comores,(Aircomor), não teve nenhum outro avião de nenhuma outra companhia ao seu serviço.
Inez Andrade Paes