O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

27/10/10

716-1º Curso de Paraquedismo do Aero Clube de Moçambique (1969)

Copiada com a devida vénia de http://www.operacional.pt/pioneiros-do-para-quedismo-civil-portugues/

Em voo no Dakota para o 1º salto do 1º Curso de Paraquedismo, o Capitão-Pára Carvalho dá as últimas instruções.


Á frente está, virado para a foto, o Engº Valter Caramelo, paraquedista com experiência de saltos de queda-livre e também instrutor.



Ana Maria Monteiro preparada par a inspecção antes do embarque


Relação dos nomes de alguns dos participantes no 1º salto (escritos à mão por Rui Monteiro).
ATRÁS:
Da esq. para a dta.
-? - Jorge Jardim -? - ? - Jardim - ? - ? - ? - .Amadeu Ferreira - Fernando Dionísio - ? - Helena Branco, (filha do Cmdt. Branco da DETA) - Helena Rocha - ?

Á FRENTE
Da esq. para a dta.
-? - ? - Ana Mª Freitas - Pedro Ferraz de Freitas - Paulo Cunha - Ana Mª Monteiro - SargºParaqª ?? - Paula Couto - ?-


• Neste 1º salto participaram alguns paraquedistas bem conhecidos, entre os quais o EngºJorge Jardim, que como padrinho do curso veio expressamente da Beira e, mais tarde, no 10º e último salto do nosso curso, procedeu pessoalmente à aposição dos "brevets" de paraquedista.

• O 1º salto foi efectuado de um C47 Dakota , da Força Aérea Portuguesa (Aeródromo Base 8-Lourenço Marques) sobre a Costa do Sol e o curso foi ministrado pelo então Capitão-Paraquedista Carvalho.
Fotos cedidas por Rui Monteiro, Valter Caramelo e Ana Maria Monteiro.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa tarde.
Aqui é Bianca Braga, escrevendo a partir da cidade da Beira.
Eu procuro informações sobre a família de um paraquedista Português que morreu em um acidente nas bombas a mais de 25 anos
Chamava se Luís. Por favor, ando a muitos anos desesperada atrás desta informação, é mesmo importante
Cpmtos