O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

21/10/10

709 - Mulheres Piloto em Moçambique

Ester Maria de Moura Portugal Deveza foi a primeira mulher piloto de Moçambique. Nasceu a 4 de Julho de 1921 em Moçambique e faleceu em Lisboa a 30 de Novembro de 2015 aos 94 anos de idade. Ester Maria de Moura Portugal Deveza foi a primeira mulher piloto a ser brevetada naquela ex-colónia a 18 de Dezembro de 1941. A cerimónia de imposição das asas de piloto ocorreu somente a 30 de Maio de 1942 com a presença do então Governador de Manica e Sofala. O seu instrutor de voo foi um Engenheiro que trabalhava na Câmara Municipal sob orientação do Comandante Manuel Maria Rocha, conceituado piloto de linha aérea e um dos fundadores da DETA. A primazia da efeméride estava destinada a ser partilhada ao mesmo tempo com duas jovens candidatas do Aero Clube de Moçambique, em Lourenço Marques, Almerinda Alves de Morais e Ema Machado da Cruz, que apenas aguardavam a marcação do exame final. Contudo uma arreliadora avaria surgida no motor do “Tiger Moth” deste Aero Clube veio a retardar a prestação desse exame final, ficando a primazia à candidata do Aero Clube da Beira, Ester Maria de Moura Portugal Deveza.

Ester Portugal
Ester Maria de Moura Portugal Deveza- Primeira mulher piloto de Moçambique.
Faleceu no passado 30 de Novembro de 2015 Ester Maria de Moura Portugal Deveza, a primeira mulher piloto a ser brevetada naquela ex-colónia a 18 de Dezembro de 1941.
Ester Maria de Moura Portugal Deveza 
1ª Mulher Piloto Privado em Moçambique
O histórico da sua experiência de voo
Ester Maria Moura Portugal

Almerinda Alves de Morais
Almerinda Alves de Morais
Maria Conceição Mónica (Paíta)
Carmo Jardim


Yolanda Fernandes Pinto

Maria Isabel Sales

Maria dos Prazeres Pinto

Maria da Conceição Mónica


Pilar Ibarra Martins

Rosa Maria Lobato Faria. Foto de Marina Brito
Rosa Maria Lobato Faria. Foto da filha Marina Brito.
Maria Manuela de Sousa Costa (Becas)
Tiger Moth do Aero Clube de Moçambique - 1940
Maria Manuela de Sousa Costa Carvalho
(Becas)

Sem comentários: