O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

18/10/10

705-Cte. Alberto Ferreira da Costa 2

Nasceu em Lourenço Marques a 27 de Setembro de 1925, tendo obtido a sua licença de piloto de turismo a 7 de Maio de 1947. Ingressou na DETA a 8 de Fevereiro de 1947, tendo obtido a sua Licença de Transporte Público a 30 de Janeiro de 1950.
Foi promovido a Comandante a 4 de Agosto de 1951, tendo permanecido na empresa até 13 de Novembro de 1975, altura em que passou à definitivamente à reforma
Nela voou vários tipos de aviões, incluindo o De Havilland Hornet, Dragonfly, Dragon Rapide, Lockheed Electra e Lodestar, Dakota, Fokker Friendship e Boeing 737-200, tendo mesmo efectuado o voo de aceitação do primeiro 737 da DETA, o CR-BAA “Moçambique”.
Efectuou o seu último voo a 8 de Maio de 1974 com um total de 23.580 horas de voo.
Faleceu em Lisboa a 8 de Setembro de 1984 com 59 anos de idade.












2 - Armando Alfredo Coutinho Rodrigues.....













Espólio do Cte. Alberto Ferreira da Costa cedido pelo filho Cte. Carlos Costa.

Sem comentários: