O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

20/10/10

708- Cte.Paulo Jorge de Campos Borges da Cunha

Tirada em Vila Coutinho

Tirada do cockpit dum Friendship,em TETE, teve como objectivo "apanhar" 3 dos aviões que já tinha voado: o F27, o B737 e, ao fundo, está um Piper Aztec.







Nascido em 04DEZ1942

Reformado desde DEZ 2002
  • 1994(SET)-2002 (DEZ) – Comandante de Boeing 737 na Ryanair (Irlanda e Inglaterra)
  • 1994(JUN-SET) Sobelair (Belgica) – Contrato de Verão como Comandante em Boeing 737-200/300/400/500-EFIS
  • 1993 (MAR)-1994 (ABR) – Pacific Airlines (Vietnam) Comandante de Boeing 737-200
  • 1993(JAN/FEV) – Curso teórico e simulador na TAP-Air Portugal para conversão em Boeing 737-300/EFIS
  • 1992(JUN)-1992(OUT) – Contrato de Verão na Air Atlantis (Portugal) como Comandante de Boeing 737-200
  • 1989(SET)-1992 (MAR) – Air Sul (Portugal) Comandante de Boeing 737-200
  • 1987 (SET)-1989 (MAI) – Comandante naTransafrik (S. Tomé e Angola)(Executivo) – Após qualificação em Lockheed JetStar, na Flight Safety International em Atlanta, Georgia, USA
  • 1978 (MAR)-1987 (SET) – TAAG-Angola Airlines como Comandante de Boeing 737-200
  • 1977 (NOV) – Fim do contrato com Linhas Aéreas de Moçambique
  • 1976 (SET) – Qualificado em Comando de Boeing 737-200
  • 1975 (JUN) – Qualificado em Comando Fokker F27
  • 1973 (NOV) – Qualificado como Co-Piloto de Boeing 737-200
  • 1972 (DEZ) – Admitido na DETA- Linhas Aéreas de Moçambique como Co-Piloto de Fokker F27.
  • 1969-1971 – Trabalhou em Aviação Agrícola em Moçambique (CAFUM) cerca de um ano e meio. (Piper Pawnee)
  • 1968 (MAR)-1972 (DEZ) – Piloto de Táxis Aéreos- vários aviões mono e multi motores, após obtenção das Licenças de Piloto Comercial e Piloto Comercial Sénior de Aeroplanos.(Piper Aztec B - Cessna 402 B - AeroCommander 500B - Cessna 180 - Piper Comanche 250 - Piper Cherokee Six) na CTA(Angola) e CASS (Moçambique)
  • 1965 – Obteve Licença de Piloto Particular de Aeroplanos, no AeroClube de Moçambique.

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