Neste raid foram usados dois aviões, sendo as tripulações constituídas pelos capitães Paes dos Ramos (Piloto e Comandante da Expedição), Oliveira Viegas (Piloto), tenente João Maria Esteves (Navegador) e o primeiro-sargento Manuel António (Mecânico).
Esta viagem ocorreu em 1928, partiram da Amadora a 9 de Outubro, chegaram à Beira em 19 de Outubro e a Lourenço Marques a 26 desse mês.
Como curiosidade refira-se que estes aviões realizaram o primeiro correio aéreo em Moçambique, desde a Beira a Lourenço Marques.
Levaram cartas e postais para Inhambane e Lourenço Marques, tendo largado do ar, uma mala postal no Buzi, por falta de local para a aterragem.
Por último os aviões Vickers tinham o nº 1 e 2 pintado na fuselagem.
Estas fotos foram-me oferecidas por Maria Manuel, filha de José Rodrigues , um dos sócios mais antigos do Aeroclube da Beira. Foram tiradas no aeródromo Pais Ramos, da cidade da Beira, em 1928.
Texto do Cte. Vilhena.
2 comentários:
Obrigada Luisa
Foi uma contribuição pequena, mas é também uma recordação
Beijinho
MManuel
Oi Luisa
Estou admirada!Não sabia que tinha coisa tâo antiga.Mas sei que o meu
pai tirou o brevet muito novo e que qdo eu era pequena ele teve um acidente de avião, mas também não sei dizer mais nada. Sei que o avião foi pra sucata, mas ele safou-se e que era num avião destes que ele voava e tirou o brevet.Obrigada pelo carinho
Beijinhos
MManuel
Enviar um comentário