A aeronave C9-APQ (ex: CR-APQ) , BN2 Islander pilotada pelo Cte. Joaquim M. Craveiro, voando de Fingoé para Tete, distrito de Tete, foi atingida por um "rocket" à vertical do Songo/Cahora Bassa.
Com o impacto o motor direito *desapareceu*, mas o piloto conseguiu aterrar no Songo com o avião a arder.
Este acidente foi em 15 de Agosto de 1979.
*Termo usado pelo Cte. Craveiro.
Informação de Vitor Silva e os dados actualizados por Joaquim Craveiro.Uma achega do Cte. C. Silva:"Já agora, um acrescento ao acidente do Cte. Craveiro: contam que o avião aterrou no Songo, a arder. Depois de toda a gente sair, ilesa, o comandante voltou, calmamente para trás e viram-no tirar a sua preciosa pasta do cockpit. " 10 Janeiro2007
Ver no artigo 772 a história do acidente contada pelo piloto Joaquim Craveiro. Clicar aqui
Outro acidente
O avião Piper Aztec C9-ALU (ex: CR-ALU), do Cte. Jorge Guerra, da TAT, Transportes Aéreos de Tete, também foi atingido em 1978 em plena albufeira de Cahora Bassa. Não foram encontrados vestígios do avião e dos passageiros.
Nota: O Cte Jorge Guerra era filho do dono dos TAM-Transportes Aéreos da Beira, com o mesmo nome,
Foto tirada por A.R.Hingá.
Dados sobre os aviões da autoria do Cte. Vilhena
11 comentários:
Tenho muitas dúvidas que a matrícula esteja certa.
As matrículas em Moçambique eram CR-Axx.
Já agora o BN2 da TAZ era o CR-ANH
A que artigo se refere, sobre a TAZ?
É C9-AAA porque foi anos depois da independência de Moçambique.
E não se quer identificar?
Uma pequena coorecção:
As matrículas em Moçambique eram CR-Axx e CR-Bxx !
Não me refiro a artigo nenhum. Foi apenas acrescentar uma informação.
Volte sempre.
As matrículas dos aviões, antes da independência, eram CR-Axx.
Depois da independência passaram a ser C9-Axx.
Já agora, um acrescento ao acidente do Cte. Craveiro: contam que o avião aterrou no Songo, a arder. Depois de toda a gente sair, ilesa, o comandante voltou, calmamente para trás e viram-no tirar a sua preciosa pasta do cockpit.
A matrícula do Piper Aztec, em que o Cte. Jorge Guerra Júnior fora abatido próximo do Songo, era: CR-ALU.
Eu próprio fiz muitos vôos nesse aparelho e a matrícula registada na minha caderneta de vôo.
Cte. Viegas dos Santos
Quanto ao Cte. Jorge Guerra e D. Orquídea, ao regressarem de Moçambique, viveram numa Quinta que adquiriram próximo do Cartaxo, que venderam, regressando a um apartamento na zona da Charneca da Caparica.
O Cte Jorge Guerra foi um forte impulsionador da aviação comercial em Moçambique, no sector do denominado TAXI AÉREO.
Cte Viegas dos Santos
Viegas não me conheces? Sou a luísa Hingá!!! Faz o favor de mandar o teu e-mail e já agora coisas que tenhas nos teus arquivos.
lhinga@mail.telepac.pt
Abraços
Este incidente foi em 1976 e não 1978.
Nao vivi esta epoca, mas ouvia meus pais falando da TAM. Sera o Jorge Guerra filho, o tal que também era tratado como Cuca?
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