O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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24/03/07

252-CR-AHT e CR-AHU - Aviões da FAP que passaram à disponibilidade


Em 1949 foi criado o Centro de Instrução Aeronáutico de Lourenço Marques (CIALM), mantido pela Aeronáutica Militar (a antecessora da Força Aérea Portuguesa). Para o desempenho desta actividade foi este Centro dotado de várias aeronaves, entre elas este De Havilland Hornet Moth DH87 “CR-AHT”, ex. 10 da Aviação Militar e 9201 da FAP. O centro foi desactivado em 1955 e os seus aviões foram abatidos ou cedidos a entidades civis.

Não se sabe o destino que este avião teve em Moçambique, presumindo-se que tenha sido entregue aos SAC (Serviço da Aeronáutica Civil).

Igualmente este Beech A-35 Bonanza “CR-AHU”, ex. 20 da Aviação Militar e 9301 da FAP.

Este avião foi cedido ao Aero Clube de Moçambique, tendo sofrido um acidente em Setembro de 1966 quando descolava da pista de Mapulanguene.
Face aos danos sofridos, o avião não foi recuperado, tendo sido abatido ao Registo Aeronáutico de Moçambique.

Fotos e texto de Cte. José Vilhena

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