O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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07/12/09

641-CR-AAC DeHavilland DH87B Hornet Moth, de Armando Torre do Valle


O CR-AAC “Nacala” no Xai- Xai em 1944
Construído em 1936 em Hatfield (Reino Unido), com o número de série 8104, o DeHavilland DH87B Hornet Moth CR-AAC foi adquirido por Armando Torre do Valle a 8 de Setembro desse ano tendo-o baptizado de “Gaza V”.
Após a sua morte a 16 de Setembro de 1937, foi o avião vendido à DETA (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos). Baptizado de “Nacala”, tal como o seu irmão gémeo o CR-AAA, foi inicialmente destinado à instrução dos seus pilotos, bem como a fretamento de carga e correio, não levando mais do que um passageiro além do piloto, este avião sulcou os céus de Moçambique, desde Lourenço Marques a Mocímboa da Praia, último destino da DETA na altura. Mais tarde, em Agosto de 1967, foi oferecido ao Aero Clube de Moçambique pelo Engº Abel de Azevedo, Director da DETA, tendo sido baptizado com o seu nome. Após cinco anos a voar neste Aero Clube, mais uma vez muda de casa em 1972, quando passa a pertencer ao espólio do Museu do Ar.
Permanece imaculado no pólo deste museu em Sintra, perpetuando a saga dos aviões que sulcaram os céus de Moçambique.


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