Em 1950 ingressou na DETA como piloto e aí fez a sua carreira até ser promovido a comandante de aeronaves. Fez mais de 15.000 horas de voo, ao comando dos mais variados modelos que compuseram a frota da empresa, nomeadamente os Dove, Dakotas, Friendship e Boeing.
Faleceu no trágico acidente do Fokker Friendship “CR-AIB” baptizado por Beira, a 28 de Março de 1970, durante um voo de instrução no Aeroporto de Mavalane.
Do comandante José Sepodes lembra-se a sua imagem de excelente profissional e de homem directo e assertivo, que deixou muitos amigos por todo o Moçambique ao longo dos vinte anos em que percorreu os céus aquele belo País.
Mensagem de José Sepodes, filho do Cte. Sepodes, a quem agradeço muito o envio das fotos:
"Tive a oportunidade de aceder ao blogue -Voando em Moçambique- e fiquei grato por alguem se ter lembrado de recordar para a eternidade os "heróis" da antiga Aviação Comercial de Moçambique.
Junto fotos do meu pai, Comandante José Sepodes, que faleceu trágicamente no acidente ocorrido no Aeroporto de Mavalane em 1970.
Pela seu profissionalismo e dedicação à DETA resolvi enviar algumas fotos que o recordam, e de forma a fazer par com os seus valorosos colegas que são ilustrados no seu blogue.
Muito obrigado
José Carlos Sepodes "
1 comentário:
Foi com a maior emoção que tomei conhecimento do presente blogue. Primeiro, porque tudo o que me recorde Àfrica me emociona, depois, e sobretudo, porque a DETA me recorda o meu querido tio Spodes, homem extraordinário, não só como profissional que foi, pois a aviação e a DETA, eram a sua paixão, mas também como tio muito querido e sempre muito amigo da família.
A sua prematura e trágica morte ainda hoje, volvidos mais de 30 anos, me toca, e recordo-o com imensa saudade.
Enviar um comentário