O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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23/01/13

797 - Aeródromo da Costa do Sol




Localizado 4 milhas a Este do Aeroporto Gago Coutinho, possuía duas pistas asfaltadas de 750 e 650 metros respetivamente. Foi construído para utilização do Aero Clube de Moçambique, sendo à época o secretário provincial dos transportes e comunicações o Eng.º Vilar Queirós.
O hangar e a sede do Aero Clube previstos para este aeródromo nunca chegaram a ser construídos.
Inadvertidamente o aeródromo foi “inaugurado” quando um Piper Cherokee Rodesiano (VP-YXT) pilotado por John Dabrowsky aterrou por engano numa das suas pistas em Dezembro de 1972, tendo danificado a roda de nariz, o hélice e a asa esquerda.
Hoje praticamente nada resta deste aeródromo, tendo a zona sido ocupada por casas de habitação.

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