O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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14/09/10

687-Cte. João Vitorino S. Barreto (Janico Barreto)





CR-ACN
Da esq. para a direita: Tenente Alberto Pinto Baptista, no meio Janico Barreto e à direita Tenente Carlos Cirne.



Capa do livro publicado por Janico Barreto






Piloto de Transporte Público em Moçambique, com o Certificado número 32 emitido pelo Conselho Aeronáutico de Moçambique a 19 de Setembro de 1952, terminou a sua carreira de piloto com 9.977 horas de voo.

Foi um dos pioneiros da Aviação naquela Província Portuguesa, tendo fundado os SAB (Serviços Aéreos da Beira) em 1955.









2 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada, Luisa! Vou informar o meu Pai. No entanto, entre as fotos, está uma do Eng. Jorge Jardim a pilotar. Convém pôr uma legenda, dizendo que é o Jorge Jardim...è a 4ª foto.

Um abraço
Guicha Barreto

PS Luísa, telefone ao meu Pai sff - ele quer enviar-lhe mais histórias, por correio. Obrigada!

Luisa Hingá disse...

Guicha amanhã telefono ao seu pai.
Obrigada pela sua ajuda. Já retirei a foto que estava a mais.
Beijos
Luísa