O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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09/10/07

368-CR-ACI e CR-ACL- De Havilland DH-104 Dove da DETA


Além do “CR-AAC”, o De Havilland Hornet que pertenceu à DETA e ao Aero Clube de Moçambique, (Post 50, 118, 346 e 347), também o “CR-ACL”, o De Haviland Dove que pertenceu à DETA reside em Portugal.

De seu número de série 4157, foi comprado novo pela DETA (Moçambique) em 1948 e baptizado por “Mutarara”. Emigrou em 1962 para Cabo Verde, comprado pelos TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde, para ostentar a matrícula “CR-CAL” e o nome de baptismo “Mindelo”.

Voou para Portugal após 1974 e jaz na OTA desde então, com a finalidade de um dia fazer parte do espólio activo do Museu do Ar.

Será que vai ser recuperado com as cores da DETA?

Igualmente o seu irmão gémeo “CR-ACI” “Inhambane”, também oriundo da DETA, virou “CR-CAK” “Praia” e apodrece a um canto na Ilha de S. Tiago em Cabo Verde.








Texto e fotos do Cte. Vilhena, a quem não me canso de agradecer.

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