O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

09/06/07

327-Chegada de VIP - Aerogare de Mavalane e “C-54A-DO SKYMASTER” (vulgo DC-4) da TAP

Chegada de um VIP a Mavalane, provavelmente em 1954, podendo ver-se um C-54A-DO SKYMASTER”(vulgo DC-4) da TAP, já com as cores da nova TAP SARL privada que substitui os TAP (um serviço especial do Estado) a 1 de Julho de 1953.

Após 1955 foi introduzido pela TAP nesta rota o novo Super Constellation.

Aerogare de Mavalane

“C-54A-DO SKYMASTER”(vulgo DC-4) da TAP
Fotos de "Connie" Heggblom, enviadas pelo filho John. Thank you very much John!

Dados Cte. Vilhena.

5 comentários:

Anónimo disse...

Foto fantástica do Aeroporto de Mavalane. Mas pergunto se não será a chegada do Pres. Rep. Portuguesa Craveiro Lopes a L.M. em Agosto de 1956. De facto no site http://69.64.153.208/photo/TAP---Transportes/Douglas-DC-4-.../1312907/L/ diz Arrival of Portugal President. Photo by 'Connie' Heggblom. Airline possibly TAP. Mas no vosso site noutra página diz que essa viagem foi num Super Constellation 04/08/1956 - LAD-LUM: 0558-1300GMT o que excluirá ser esta chegada do C. Lopes. Eu salvei a foto com 272 KB e essa resolução não dá para ver quem é o VIP. De de qq maneira é um militar condecorado com uma "espada" e a recepção foi de pompa. Gostaria então de ter a certeza do ano e VIP. Obrigado a todos.

José Vilhena disse...

Caro Anónimo
A informação que coloquei no tópico 165 está correcta, com os promenores disponíveis sobre a viagem Presidencial em 1956 (Avião "CS-TLB" e respectivas tripulações. Alias não faria sentido tendo a TAP à época o Super Constellation, enviar um Skymaster para transportar tão importante figura do estado. De facto a excelente foto do 'Connie' Heggblom não tem uma data precisa, segundo informação do filho que no-la enviou, já que foi o seu pai que a tirou. Suspeita que teria sido em 1956!

Anónimo disse...

Fiz então uma pesquisa sobre visitas a Moçambique de membros do Governo de Portugal antes do começo da utilização dos Super Constellation pela TAP e em 1955 houve a viagem de "estudo" do Min do Ultramar Sarmento Rodrigues (chegada a 26 de Março de '55 às 16:30 da tarde pelo que as sombras para a direita parecem ajustar-se). Neste site vem a descrição tirada do Notícias http://memoria-africa.ua.pt/DesktopModules/MABDImg/ShowImage.aspx?language=pt-PT&q=%2fBGC%2fBGU-N358&p=30
e refere a M.P. com bandeiras como se vê na imagem (embora isso devesse ser standard tal como a presença do Arcebispo). Mas como o S.R. era da Marinha o VIP também o parece ser. Por isso parece-me ser esta uma boa possibilidade para a foto, se não houver resolução para se comparar a face.

Luisa Hingá disse...

Não se quer identificar? Pode fazê-lo via o meu e-mail com a garantia, se é esse o caso, não publicar o seu nome. O meu obrigada pela sua ajuda.
Ao dispor

José Vilhena disse...

De facto pode muito bem ser o Almirante Sarmento Rodrigues já que foi Ministro das Colónias de 1950 a 1955 já que a foto parece ser de 1954/1955. Um dia espero poder identificar a ilustre personalidade.