O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

12/06/07

330-Relação dos Primeiros Pilotos Aviadores de Moçambique


Clicar nas imagens para elas aumentarem.






Obrigada Cte. José Vilhena que consegue surpreender-me sempre.

Nota:
Em 05.08.07 foi corrigido o nome do Cte. Francisco Assis Camilo Teixeira, na Relação dos Primeiros Pilotos Aviadores Vitimas de Acidentes Aéreos.
Obrigada Luís Pinto-Teixeira.


7 comentários:

Luis Pinto-Teixeira disse...

Na relação dos primeiros pilotos aviadores vitimas de acidente, o desastre em Quelimane foi com Francisco de Assis Camilo Teixeira e não Fernando Pinto-Teixeira.

Luisa Hingá disse...

Olá Luís. Tudo bem consigo?
Já fiz a alteração que pediu.
Muito obrigada pela sua ajuda.
Abraços

Maria disse...

Achei muito engraçado ter encontrado o nome do meu tio (irmão de minha mãe) na lista dos 1ºs piloto - Carlos Borges Delgado Jr. Abraços Marocas

Luisa Hingá disse...

E não me arranja fotos do seu tio?
Obrigada pela visita.
Abraços

Maria disse...

Luisa
Devo ter algures algumas e acho que até mesmo neste seu blog já vi uma ou duas. Deve saber o que se perdeu com a "bendita descolonização" e o filho dele, meu primo, vive nos EUA, mas prometo que logo que possível não me esquecerei de lhas enviar. Promessa de "coca-cola".
Abraços
Marocas

Luisa Hingá disse...

E eu vou averiguar se há alguém que se lembre do seu tio.
Obrigada desta que também viveu em LM.
Beijinhos

Maria disse...

Luisa

Muito Obrigada! O Luis Pinto Teixeira até se deve lembrar de mim, pois, se é quem eu penso, foi casado com uma prima minha (esta por parte do meu pai). O mundo é pequeno.
Beijinhos
Marocas