O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

08/01/14

854 - Aeroclube de Gaza - ACG


O Aero Clube de Gaza sediado em João Belo (Xai-Xai) começou por ser uma delegação do Aero Clube de Moçambique. Na terra berço da aviação naquela colónia do Índico, o seu primeiro dinamizador foi Armando de Vilhena Torre do Valle, prematuramente desaparecido e que deu o nome ao aeródromo de João Belo.
A primeira escola de pilotagem do Aero Clube de Moçambique dirigida por Armando Tavares Rodrigues funcionou em 1929 tendo como alunos Manuel Maria da Rocha, Manuel Marques, António de Abreu e Manuel Monteiro. Como instrutor o piloto sul-africano James Child.
Como aero clube autónomo foi fundado a 14 de Junho de 1957, com os estatutos publicados em portaria nesse mesmo ano.
Foi também no Xai-Xai que o Cte. Manuel Maria Rocha deu os primeiros passos como aviador, ao reconstruir um DeHavilland 60G Cirrus Moth do Major Mac Miller, que caiu na baía de Lourenço Marques em 1930.

Foram seus Sócios Fundadores:
Eng.º Fernando da Siva Ribeiro
António Rodrigues da Silva Narciso
José Xavier dos Santos Azeredo
Fernando Ribeiro Serra
Carlos Mendes Serra
Manuel Joaquim Marques
Manuel Macedo da Silva
Manuel Augusto Governa
Francisco Macedo da Silva
Florial Lenine Gonçalves Correia
José Mendes Abreu
Luís Sá Furtado Mendonça
Aviões que voaram no ACG


Proposta para sócio do ACG
 Pilotos ACG 
Fernando Subtil e Piper Super Cub CR-AKA 

CR-AGK 
 CR-AIO
CR-ALC 
CR-AQN 
Acidente do CR-AKA com piloto José Luís martins de Carvalho Pacheco
Acidente do CR-AKA com piloto José Luís Martins de Carvalho Pacheco


Cte. Artur Cardoso e CR-AGA

Entrega pelos SAC do Super Cub "CR-AKA" 17-06-1967 - Fotos do Espólio de Rui Monteiro
Xai-Xai 1967 - Fotos do Espólio de Rui Monteiro
Fernando Roque de Vasconcelos Dias - Piloto falecido no acidente do Chibuto no CR-AGA a 25 de Maio de 1966
Aero Clube de Gaza - Revista do Ar

Sem comentários: