Foi um dos pilotos pioneiros de Moçambique.
Nasceu a 31 de Março de 1921 em Lourenço Marques e tirou a sua licença de piloto de aviões de turismo com apenas 18 anos de idade.
Possuidor da licença nº 21 emitida pela Secretaria do Conselho de Aeronáutica de Moçambique a 20 de Novembro de 1939, foi sócio do Clube Aeronáutico e Desportivo de Lourenço Marques e posteriormente sócio fundador e benemérito do Aero Clube de Moçambique onde exerceu as funções de monitor de voo em 1956.
Foi chefe de posto em Milange nos anos 40, tendo estado posteriormente ligado à Shell e mais tarde chefe de redação dos jornais Noticias e Tribuna.
Em 1975 emigrou para a África do Sul onde faleceu a 22 de Dezembro de 1986 com 65 anos de idade.
Fotos e documentos cedidos pelo seu filho Fernando Carvalho
Fernando Octávio Carvalho (1º. esquerda)
Manuel Pombal e Fernando Octávio Carvalho
DeHavilland Moth DH.60X Moth “G-UAAN” que pertenceu ao “Johannesburg Light Plane Club”,
Chefe de Posto do Quadro dos Serviços de Administração de Milange 9/2/1942 - 1/6/1948
Fernando Octávio e o DHC-1 Chipmunk "CR-AAI" na década de 60
Pilotos do ACM em 1944 - 1º Esq. Fernando Octávio
Aeromodelismo (1944)
Aeromodelismo (1944)
DH.60G Gipsy Moth "CR-AAI" - Acidente na Costa do Sol a 16/07/1944 (Pilotos: Lino Augusto da Conceição e Manuel Duarte)
DH.60G Gipsy Moth "CR-AAI - Acidente na Costa do Sol a 16/07/1944 (Pilotos: Lino Augusto da Conceição e Manuel Duarte)
Auster 5 "CR-AAK" - Acidente na Manhiça a 20/05/1951
Auster 5 "CR-AAK" - Acidente na Manhiça a 20/05/1951
Fato e Acessórios de Voo (1939)
Fato e Acessórios de Voo (1939)
Óculos e Passe Montanha (1939)
Instrumentos de Navegação
Instrumentos de Navegação
Instrumentos de Navegação
Cartão de jornalista
Cartão de jornalista
A filha mais velha Maria Camila no Tiger Moth CR-ABO do ACM em 1952
3 comentários:
Meu primo direito, o Fernando, alem de piloto, era um exímio executante de modelos de aeromodelismo . Lembro-me de passar horas fascinado perto dele a vê-lo trabalhar. Era uma pessoa de fino trato que recordeo com saudade E. Da Naia Marques
Obrigado Luisa por continuar a recordar o que era a aviação em Moçambique.
Não é uma rectificação mas ninguém "emigrou" em 1975 quer para a África do Sul quer para lado nenhum.
É bom que os jovens de hoje saibam o que aconteceu, por pudor e atenção ao blog não vou dizer nada.
Cumprimentos.
Não se fala de politica neste blogue.
Abraços
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