O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

18/11/11

761 - TAN - Transportes Aéreos do Niassa

Inicia as suas operações com base em Vila Cabral a 1 de Setembro de 1968, contando para o efeito com cinco pilotos: Vitor Silva, C. Rodrigues, Leiria, Pinto e Lourenço.

Entre os seus accionistas iniciais estiveram Pio Alberto de Miranda Cabral, Luis de Miranda Cabral, Durval da Cruz e Silva, João Ventura Parreira, José João de Figueiredo Dionísio e Vitor Manuel Gonçalves da Silva.

Com uma frota inicial composta por dois bimotores Piper Aztec (CR-AHI e CR-AJA), passa a contar a partir de Agosto de 1969 com mais uma unidade deste tipo, o CR-AKQ.

Desafiando todos os obstáculos cria logo no seu inicio uma rede de operações que cobria 10.000 quilómetros de carreiras regulares, conseguidas com material algo obsoleto, um deficiente sistema de comunicações e pistas mal preparadas para uma operação segura.

Graças à tenacidade e teimosia dos seus responsáveis, a TAN consegue impor-se como um parceiro credível a todos os seus passageiros, civis ou militares.

A 11 de Abril de 1970 é uma das fundadoras do grupo EMAC – Empresa Moçambicana de Aviação Comercial SARL, por escritura publicada no Boletim Oficial da Província nº 32 – III Série, contado a partir daí com o suporte fundamental que este grupo lhe passou a dar.

Em 1971 é substituído o Piper Aztec CR-AHI pelo BN-2A-3 Islander CR-AMS proveniente da fábrica.

Ainda nesse ano são usados três BN-2A Islander CR-ALQ, CR-ALR e CR-ALS, pertencentes à EMAC.

Novos pilotos passam pelos seus quadros a partir de 1972, Artur Cardoso, F. Braga, Relvas, Águas, Pinto Ferreira, Lima, Fernandes e Fernando Subtil.

Em 1976 e após a independência de Moçambique, foi a empresa integrada na COMAG - Companhia Moçambicana de Aviação Geral.








CR-AMS


CR-AHI
CR-AHI - Foto enviada por Nuno Calhau
CR-AHI - Foto enviada por Nuno Calhau 
CR-AHI - Foto enviada por Victor Silva
CR-AJA. Foto de Joaquim Santos
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"

CR-AJA
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
 Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"

CR-AJA

 Aeródromo de Vila Cabral

Aztec da TAN (Transportes Aéreos do Niassa) CR-AKQ albarroando a casota do lubrificantes da Shell em Vila Cabral
No ponto fixo matinal, no dia 5 de Junho de 1970, o mecânico altamente qualificado da FAP Adelino Jorge Martins Barros, depois de arrancar os motores, retirou os calços do avião que iniciou imediatamente uma rolagem relativamente lenta.
Tentou segurá-lo à mão, mas não conseguiu. Um dos hélices decepou-lhe o braço e a perna do lado direito do corpo.
A rolagem prosseguiu sem ninguém aos comandos, indo o avião embater na casota dos combustíveis e lubrificantes. Foi uma tragédia.
Fotos de Vítor Silva
Texto de Vítor Silva e Fernando Urgel Antunes


BN-2A-3 Islander "CR-AMS"
Segundo Vítor Silva o CR-AMS era tripulado (90% de certeza) pelo Artur Cardoso (o piloto mais internacional da TAN).
Dados de Cte. José Vilhena Foto de Vítor Silva

BN-2A-3 Islander "CR-AMS"






BN-2A. Foto de Simões Fernandes Manuel
 Aeródromo de Vila Cabral. Foto cedida por: Rui Campos


CR-AMS - BN2A-3 Islander

CR-AHI
Foto de Miguel Vinagre.
Piper PA-23 Aztec 250 "CR-AHI"e a aterrar o CR-AJH da CASS
Foto enviada por Nuno Calhau
BN-2A-8 Islander "CR-ANJ"
Espólio de António Mathias
Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Espólio de António Mathias
Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias

Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
  BN-2A-8 Islander "CR-ANJ" em Vila Cabral
Foto de Pedro Mathias
 Piper PA-23 Aztec 250E "CR-ANI" (Inhaca)
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" e "CR-AKV (Porto Amélia)
Foto de Pedro Mathias
 Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" e "CR-AKV (Porto Amélia)
Foto de Pedro Mathias





8 comentários:

fado alexandrino. disse...

Obrigado.
Voltei a ler o nome de Durval da Cruz e Silva que foi brilhante piloto da TAZ.
Onde é que ele estará que tantas histórias poderia contar.
Não o reconheci em nenhuma foto.

Luisa Hingá disse...

Não sei onde etá o cte. Durval, mas vou indagar.
Obrigada pelo eu comentário.

José Vilhena disse...

Durval da Cruz e Silva: tópico 29 (Transportes Aéreos da Zambézia: http://voandoemmozambique.blogspot.com/2006/10/29-transportes-areos-da-zambzia-taz.html

fado alexandrino. disse...

Roger!
Tinha deixado passar o tópico 29.
Obrigado.

Mario Cruz Silva disse...

O Durval faleceu em Portugal em Outubro de 1990. Hoje por acaso encontrei este blog e fiquei muito contente por ter encontrado duas fotos dele e algumas histórias. Sei que o meu pai ficaria muito contente por ler algumas destas histórias que relatam a Aviação em Moçambique. Sou o filho mais velho do Cmt Durval.
Mário Jorge Ferreira da Cruz e Silva

Luisa Hingá disse...

Mario Cruz Silva muito obrigada pelo seu comentário. Se tiver fotos e/ou documentos relacionados com o tempo da aviação em Moçambique,do seu pai teria muito prazer em colocá-los no blogue.
Abraços
Luísa Hingá

Margarida Cabral disse...

Prezados senhores,

gostaria de receber mais informações sobre o socio Pio Cabral. Além da TAN ele teria outras empresas no setor da aviação? Sou a sua filha Maria Margarida Cabral. Grata pelas informações.

Com os melhores comprimentos

Anónimo disse...

Ao ler e ver o que aqui foi exposto fez me recordar colegas e voos e evacuações noturnas por mim efectuadas por aquelas bandas...