O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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14/11/11

760 - ETAPA - Empresa de Transportes Aéreos de Porto Amélia


Criada em 1968 por Rolando Mendes, substituiu a OCAPA – Organização de Carreiras Aéreas de Porto Amélia por extinção desta última.
Iniciou as suas operações com dois mono motores que rapidamente foram substituídos por bimotores, equipamento mais adequado para a sua operação.
Fazia parte do grupo EMAC – Empresa Moçambicana de Aviação Comercial SARL, conjuntamente com a TAZ – Transportes Aéreos da Zambézia, TAC – Transportes Aéreos Comerciais e TAN – Transportes Aéreos do Niassa.
Um grave acidente ocorreu a 29 de Março de 1974 em Mueda perdendo nele a vida o piloto Carlos Machado da Cruz e a aeronave Rockwell 500S Shrike Commander “CR-AOC”.
Fizeram parte dos seus quadros os pilotos: Rolando Mendes, Olímpio Craveiro, Nuno Figueiredo, José Bacelar, José Quental, Sá Marques, Guilhermino Silva, José Eduardo, Ribeiro, Carlos Machado da Cruz, Joaquim Craveiro, Artur Cardoso, Cunha Alegre, Fernando Azevedo, Eva Vaz e António Coelho.
Em 1976 e após a independência de Moçambique, foi a empresa integrada na COMAG - Companhia Moçambicana de Aviação Geral.






CR-AKD

CR-AKL

CR-AMG

CR-AOO-Foto de Luís Rebelo

CR-AQK-Foto de Luís Rebelo

CR-AKD em Nangolo (1970) - Foto de João Ribeiro Silva


Foto enviada por António Coelho, autor da foto desconhecido.
CR-AMV - BN-2A Islander
Foto de António Sá
CR-AMV - BN-2A Islander
Foto de António Sá

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