O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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23/02/11

729 - Aviação Geral em Moçambique (1980-1990)


Dois Cessna A.188B da CAPA - Companhia Aérea de Pulverizações Agrícolas

Cessna 150 provávelmente do Aero Clube da Beira

CR-AEC, CR-AQQ e CR-AQX

CR-AHB, Dakota dos SAC (ex.DETA "Mecula")

Cessna Cardinal CR-AKJ de J. Foster

CR-ANQ, CR-ANAe BCR-ANR

Dakotas da FAP

DO-27

CR-AFV - GPZ (Gabinete do Planeamento do Zambeze)

CR-ANV - GPZ (Gabinete do Planeamento do Zambeze)

CR-APH - Cessna A.188B Agpickup da CAPA - Companhia Aérea de Pulverzações Agricolas .

Piper PA-23 Apache 160 “CR-AGB” da TAM (Beira) e CR-AFV, do GPZ

CR-ACB - Piper Cub do AeCM

CR-AEC - Piper Cub do AeC de Nampula

CR-ALB - Piper Vagabond do AeC de Trigo de Morais

CR-ANA - Governo Geral de Moçambique

CR-ANQ - Governo Geral de Moçambique

CR-ANR - Governo Geral de Moçambique

CR-AQQ - Auster do Aeroclube de Nampula (Delegação de Nacala)

CR-AQX - Auster do Aeroclube de António Enes

Tiger Moth abandonado em local desconhecido.

CR-AFM - Piper Tripacer do AeC de Moçambique

No final da década de 80, quase todos estes aviões ou o que deles restaram rumaram à África do Sul para serem restaurados e muitos deles voam actualmente.
Moçambique ficou praticamente sem aviação geral....
Foi o fim dos Aeroclubes naquela parcela do Índico...

Fotos de John Miller e Ian Popplewel

1 comentário:

Ricardo Quintino disse...

Que tristeza...porca miséria !!!