O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

08/01/10

646-Fotos de Rui Oliveira (ex-despachante de tráfego e comissário de Bordo da DETA)


O colega que está ao volante do Gerador é o Adérito Mota, ou seja, é a mesma pessoa que estava no gerador do acidente com o "Friendship". Nota: (Referido no artigo anterior)


Da esquerda para a direita: Rui Oliveira, (Agradeço a ajuda na identificação destes funcionários da DETA)

Em relação à minha identificação eu era sobrinho do sr. Raul Monteiro (Chefe de Escala), e estive no aeroporto da Beira entre Março de 69 a Agosto de 70, altura em que fui para tropa. Depois da do serviço militar fui colocado em Lço. Marques e em Janeiro de 75 fui para comissário de bordo, onde permaneci até Junho de 77.
Rui Oliveira

2 comentários:

São Camposinhos disse...

Luísa do lado direito(') do Rui parece-me o Ferreirinha(?)...e o último o Nocas-Pinto de Carvalho,os outro não me recordo bem do nome...um deles parece-me o Grácio, mas não consigo ver bem o rosto.
Bjsss
São Camposinhos

Francisco Leite disse...

O último do lado direito é o Jorge Martins, sem qualquer dúvida.

Um Abraço
Francisco Leite