O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.
A eles dedicamos estas linhas.
José Vilhena e Maria Luísa Hingá
========================
Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com
=======================
Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.
8 comentários:
Recebido do Cte Burnay:
Olá Luisa!
Tudo bem?
Só uma dica. O nº 10 da foto 609 era o já falecido "Orlando Teixeira"; era funcionário do Serviço de Aeronautica Civil, Secção de licenciamento de Pessoal de Vôo, e foi o meu 1º primeiro Instrutor em "Gipsy Tiger Moth", seguido do Piper-Cub e Super-Cub, para a minha licença de PPA (1964).
Ainda nã abri a minha caixinha das fotos,mas um dia vou inundar-te!
Um abraço ao Hingá.
Beijinho,
Z´Luis
Mais um do Cte. Burnay:
Oi Luisa, uma vez mais.
Não me recordo do Nome, mas o nº 19 da foto era também fincionário do SAC de Moçambique, era mecanico verificador, trabalhava directamente sobre as ordens do Sr. Engº Salbany, Director do Departamento.
Ciao,
Z.Luis
Transcrição de mais uma ajuda:
Na foto o piloto nº 9 é o irmão do Cte Joaquim Craveiro, Olimpio Craveiro.
Cumps
--
Luís Magalhães Rebelo
E mais uma ajuda:
Na foto estão identificados estes senhores:
16 - Eng.º Joaquim Mendes de Oliveira que era na altura Presidente do Aeroclube em Lourenço Marques.
15 - Coronel Vieira que ainda é vivo e que foi Director da Aviação Civil de Moçambique e me fez o exame de PCA (em Nampula ou Vila Cabral) em 1968 e depois foi meu colega na TAP.
6 - Artur Lacueva que foi instrutor de voo, já falecido e que largou o filho do Eng Mendes de Oliveira, Hugo, que é meu amigo, colega da FAP, e que foi quem me deu estas informações.
Sempre ás ordens...
Gabriel Cavaleiro
Capt Senior Linha Aérea, reformado.
5 - Lomba Viana
8 - Timoteo Costa
Recebido do Cte. Timoteo Costa:
Ola Luisa
Apenas posso informar que o 1 é o Cte Sá Marques e o 8 sou eu - Timóteo Costa.
Cumprimentos
timóteo
Enviado pelo Cte. Gabriel Cavaleiro
Aqui vão mais nomes de "jovens" identificados
Não me esqueci das fotos da Deta
5 - Stelio Gomes Rebelo
14 - Louis Ebert (embaixador dos EUA nessa altura)
19 - Veiga (mecânico da DETA)
Bjs
Gabriel
Enviar um comentário