O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

23/06/09

609-Grupo de pilotos do Aeroclube de Moçambique. 1966


Foto enviada pelo Cte. Timoteo Costa. O meu obrigada.

8 comentários:

Luisa Hingá disse...

Recebido do Cte Burnay:
Olá Luisa!
Tudo bem?
Só uma dica. O nº 10 da foto 609 era o já falecido "Orlando Teixeira"; era funcionário do Serviço de Aeronautica Civil, Secção de licenciamento de Pessoal de Vôo, e foi o meu 1º primeiro Instrutor em "Gipsy Tiger Moth", seguido do Piper-Cub e Super-Cub, para a minha licença de PPA (1964).
Ainda nã abri a minha caixinha das fotos,mas um dia vou inundar-te!
Um abraço ao Hingá.
Beijinho,
Z´Luis

Luisa Hingá disse...

Mais um do Cte. Burnay:
Oi Luisa, uma vez mais.
Não me recordo do Nome, mas o nº 19 da foto era também fincionário do SAC de Moçambique, era mecanico verificador, trabalhava directamente sobre as ordens do Sr. Engº Salbany, Director do Departamento.
Ciao,
Z.Luis

Luisa Hingá disse...

Transcrição de mais uma ajuda:

Na foto o piloto nº 9 é o irmão do Cte Joaquim Craveiro, Olimpio Craveiro.

Cumps
--
Luís Magalhães Rebelo

Luisa Hingá disse...

E mais uma ajuda:

Na foto estão identificados estes senhores:

16 - Eng.º Joaquim Mendes de Oliveira que era na altura Presidente do Aeroclube em Lourenço Marques.

15 - Coronel Vieira que ainda é vivo e que foi Director da Aviação Civil de Moçambique e me fez o exame de PCA (em Nampula ou Vila Cabral) em 1968 e depois foi meu colega na TAP.

6 - Artur Lacueva que foi instrutor de voo, já falecido e que largou o filho do Eng Mendes de Oliveira, Hugo, que é meu amigo, colega da FAP, e que foi quem me deu estas informações.


Sempre ás ordens...

Gabriel Cavaleiro
Capt Senior Linha Aérea, reformado.

Anónimo disse...

5 - Lomba Viana
8 - Timoteo Costa

Luisa Hingá disse...

Recebido do Cte. Timoteo Costa:

Ola Luisa
Apenas posso informar que o 1 é o Cte Sá Marques e o 8 sou eu - Timóteo Costa.
Cumprimentos
timóteo

El Abuelo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Luisa Hingá disse...

Enviado pelo Cte. Gabriel Cavaleiro

Aqui vão mais nomes de "jovens" identificados
Não me esqueci das fotos da Deta

5 - Stelio Gomes Rebelo
14 - Louis Ebert (embaixador dos EUA nessa altura)
19 - Veiga (mecânico da DETA)

Bjs
Gabriel