O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

03/06/08

459-TAP-Voo inaugural em Boeing 707 - Lisboa /Lourenço Marques a 17 Julho 1970 (Publicidade)


Encontrada na net.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá.

Não pode ter sido nunca em 1970 o 1º voo da TAP para Moçambique.
O meu pai, falecido em 95 com 91 anos, fez parte desse voo, ou seja, do voo inaugural!
Foi para Moçambique, nesse voo, ainda solteiro, eu e os meus irmãos, todos nascidos em LM mto. antes de 1970. O meu irmão mais velho tem hoje 73 anos.
Acho que ainda era o velho avião Constelation.
Lembro-me do meu Pai dizer que o voo demorou uma semana, sendo a 1ªescala em Ceuta.

Posteriormente e ainda em LM, foi contactado pela TAP para ir a uma cerimónia para comemorar esse evento, quase épico!
os meus cumprimentos
Maria de Nazaré P Antunes

José Vilhena disse...

Obviamente que o Voo Inaugural da TAP a Lourenço Marques se refere ao Boeing 707 que aparece no cartaz, já que até essa data este tipo de avião só voava para a Beira, por inexistência de pista adequada na capital Moçambicana.
O primeiro voo da TAP para Lourenço Marques realizou-se em Dakota a 6 de Janeiro de 1947 e a tripulação era constituida pelo Cte. Manuel Maria Rocha, Copiloto Roger de Avelar, Radio Telegrafista Pombo, Mecânico de Voo Fonseca e Assistente de Bordo Lourdes Martins.
A rota foi: Lisboa-Casablanca-Bathurst-Roberstfield-Accra-Libreville-Luanda-Leopoldville-Luluabourg-Elisabethville-Salisbury-Lourenço Marques.
José Vilhena