O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

08/06/08

469 - CR-AGS - Voou para a DETA, baptizado como Inhaca e para o Aeroclube da Beira, baptizado como Passop.

O CR-AGS já foi anteriormente referido no blogue. Voou para a DETA, baptizado como Inhaca e para o Aeroclube da Beira, baptizado como Passop.

Foto de Jorge Silva
Dados do avião de Cte. Vilhena.

1 comentário:

Luisa Hingá disse...

Transcrevo um comentário que me foi enviado por e-mail:
Cara Luísa

Tentei por um comentário no "Voando" acerca do Beaver CR-AGS. Não sei se passou mas aqui fica a informação:

O CR-AGS ainda voa!!!!!

Agora como Hidro, no Canadá, com a matrícula C-GBDW.

Aí vai o link: www.dhc-2.com/id367.htm

Abraço

Tó Coelho