O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

29/01/07

206-Luís Fontes Salbany




O Eng. Luís Fontes Salbany morreu com 86 anos, na cidade do Porto, no dia 26.01.07, depois de prolongada doença.

Voou na DETA centenas de horas e posteriormente tirou nos EUA, o curso de Engenharia Aeronáutica.

Foi funcionário superior do Serviço da Aeronáutica Civil, de Moçambique, e contribuiu para que em todas as actividades aeronáuticas houvesse mais segurança, tanto para aviões, pilotos e passageiros.

27/01/07

205-Acidentes nunca esclarecidos

Ver foto do avião no artigo 378


  • Quem se recorda também do desaparecimento daquele avião salvo erro era um Chipmunk que desapareceu entre a Inhaca e Lço Marques, em 1960?
Sobre este tema deixaram estes dois comentários:
  1. Acho que o Chipmunk foi mais tarde "pescado" pela rede de uns pescadores.Se conseguires contacto com o "madala" Rui Monteiro, através do Tito ou do Aeroclube de Portugal, talvez saiba algo.Dos outros só sei que não era eu o António Coelho de que se fala...
  2. Em 1973, foi entregue ao Aero Clube de Moçambique, por pescadores, um trem aterragem de Chipmunk, "pescado" nas suas redes, que se pensou pertencer ao fatídico avião desaparecido em 1960 (CR-AEJ).Treze anos depois!Contudo nunca foi confirmado oficialmente!O avião teria sido avistado a efectuar um voo rasante ao mar, da Inhaca para LM, “provavelmente” tendo entrado pelo mar sem hipótese de os tripulantes se terem salvo!Teriam provavelmente ficado presos pelos cintos aos seus bancos, algures no fundo da Baía de Lourenço Marques! José Vilhena

  • Alguêm sabe o que se passou a um monomotor " Piper Cherokee", do Aero Clube de Tete, com a matrícula CR-AKS?
  • E sobre o caso do avião do Aeroclube da Beira, pilotado por Teofilo dos Santos Valentim, do Aeroclube da Beira e que em 19.01.1951, ao levantar voo do Buzi em direcção à Beira, desapareceu e nunca nada deu à costa. De facto, sobre a Beira, naquela manhã pairava uma neblina que talvez lhe tenha dificultado mesmo a orientação. Logo que foi dado o alarme, procedeu-se ao maior movimento de buscas que até então se realizara em Moçambique, mas tudo em vão. Depois de vários dias de buscas constantes e minuciosas, as operações terminaram.

26/01/07

204 - 1.ºCurso de Pilotos Profissionais de Helis em Portugal - Lumbo

Curso de Helis-Visita do Sec. ProvincialApolinário.......Pires....

Salbany, Técnico do SAC, Lacerda e Vinagre, dono da HEPAL

Pires, Galamba, Sarmento, Vinagre, Salbany e Costa

Entrega Brevets Curso Helis * Vieira, Apolinário, Inácio, Galamba, Tito, Antunes, Pires, Sério, Lacerda, Costa e Vinagre
Ajuda a identificar os nomes - Lacerda
 Fotos de Tito Xavier

203-1.ºCurso de Pilotos Profissionais de Helis em Portugal-Lumbo1

Baptismo de voo-Lacerda

Vinagre, Saraiva, Sarmento+Galamba no escadote, Lacerda no banho e Pires

Galamba, Sarmento, Lacerda, molhado- e Pires

Legendas de Lacerda
Fotos de Tito Xavier

202-1.ºCurso de Pilotos Profissionais de Helis em Portugal-Lumbo



Apolinário e Sério

Fotos de Tito Xavier

19/01/07

199-Aeroclube da Beira-Homenagem "Aos que morreram voando"

Placa colocada em 30/7/1964, junto ás instalações do Aeroclube da Beira, em homenagem "Aos que morreram voando".

A pedra onde foi colocada a placa tem o feitio do mapa de África.**
Secção de paraquedismo.**

Fotos de Mário Santos.
** Informação de Garth Hamilton, a quem agradeço.

197-CR-AGP do Aeroclube de Cabo Delgado


Foto de Tito Xavier

17/01/07

194-CR-AIG-SAC - Serviço de Aeronáutica Civil / Aeroclube do Lumbo / Destruido em Nacala


Fav 304- Tito Xavier e Chefe Posto MuidumbeEsta aeronave esteve tambem ao serviço do Aeroclube de Cabo Delgado/FAV 304.

Créditos:
Cte Vilhena-Dados do avião e recorte do jornal.
Cte Tito Xavier foto do CR-AIG

193-Problema de exames para pilotos comerciais

Obrigada Cte Vilhena

192-CR-AGS - Beaver


Já foi referido noutros artigos que o CR-AGS pertenceu à DETA e depois ao Aeroclube da Beira.
Esta foto foi enviada pelo Cte Tito Xavier.

14/01/07

191-DETA=Anúncios publicitários de 1952















































Anúncios publicados no jornal "Notícias" - Número Especial do Natal, de 1952
Oferecidos por Laura Laura.

12/01/07

189-Leonel Casco piloto do Aeroclube da Beira


Estas fotos foram oferecidas por Pedro Freitas, que foi aluno de Leonel Casco, no Aeroclube da Beira. E que anexou esta nota:
"Fotos do amigo e professor Leonel Casco que me ensinou alguns truques no pouco tempo que estive no ACB. Onde quer que ele esteja, um grande abraço para ele."

11/01/07

188-Aviação Comercial: os pilotos contestam-continuação

Artigo de Calane da Silva, na revista Tempo.

187-Aviação Comercial: os pilotos contestam

Artigo de Calane da Silva na revista Tempo.


Continua...

186-História da Aviação em Moçambique-continuação1.

Artigo do Cte. Armando Cró Brás, devidamente autorizado pelo autor.

185-História da Aviação em Moçambique-continuação.

Artigo do Cte. Armando Cró Brás, devidamente autorizado pelo autor.




184-História da Aviação em Moçambique

Artigo do Cte. Armando Cró Brás, devidamente autorizado pelo autor.
Clicar nas imagens para aumentar o tamanho.