O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

17/01/07

194-CR-AIG-SAC - Serviço de Aeronáutica Civil / Aeroclube do Lumbo / Destruido em Nacala


Fav 304- Tito Xavier e Chefe Posto MuidumbeEsta aeronave esteve tambem ao serviço do Aeroclube de Cabo Delgado/FAV 304.

Créditos:
Cte Vilhena-Dados do avião e recorte do jornal.
Cte Tito Xavier foto do CR-AIG

5 comentários:

ToCoelho disse...

Oi
Se me for permitido acrescentaria que que esta aeronave esteve tambem ao serviço do Aeroclube de Cabo Delgado/FAV 304.
Creio que ainda voei nele.

Luh disse...

Vou colocar essa informação no artigo. Está atento porque tenho mais fotos cedidas pelo Tito Xavier.
Abraços
Luísa

Lacerda disse...

Na foto 194 aparece um Auster CR-AIG, sende pertença do Aero Clube de Cabo Delgado.
Depois aparece um recorte de jornal com o mesmo Auster acidentado.
O que eu sei é que o Piloto Rui Burguete teve um acidente em Nacala, de que resultou a sua morte, mas o avião era do Aero Clube de Nampula, aonde o referido Piloto era membro da Direcção.
Será o mesmo avião?
Alguem que se lembre da historia tente decifrar o anigma.

José Vilhena disse...

Este avião, tal como outros Auster's contemporâneos, pertencia aos SAC (Serviços de Aeronáutica Civil) e certamente esteve atribuído a vários Aero Clubes, como era habitual na altura! (Lumbo, Cabo Delgado, Nampula,....)
Um facto é certo: trata-se do mesmo avião que aparece nas duas fotos do artigo, já que a matrícula é indiscutivelmente a mesma!
Na primeira ainda com as cores originais dos Auster e a segunda já com esquema diferente (provávelmente a do Aeroclube a quem foi cedido/dado)!
O acidente ocorreu em Nacala, a 16 de.....de 1971!

ANTONIO JOSE REGO DA SILVA disse...

CONFIRMO QUE É O AUSTER QUE NA ALTURA ESTAVA NO AEROCLUBE DE NAMPULA.MEU PAI FOI COLEGE DESTE
SENHOR RUI BURGUETE.ELE SEGUNDO O
MEU PAI TERÁ DESÇIDO DEMAIS E AO

SUBIR BATEU C´/ ASA NO CABO DO POSTE ELÉCTRICO. EU PRÓPRIO OCONHEÇI. SIMPLESMENTE UMA JOIA HOMEM.