O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

05/04/07

272-Paraquedismo Beira Moçambique2

Quem me ajuda a identificar as pessoas nas fotos?


Fotos de M. Ferreira da Costa.



Fotos enviadas por Garth Hamilton com a seguinte mensagem:

Attached 3 photographs, the first two being the Manica beer sponsored Para-Commander Mk l, usually jumped by M.M. Ferreira da Costa. First released in ’62 and designed by the Frenchman Pierre M. Lemoigne, but manufactured by the Pioneer Parachute Company of Manchester Connecticut, was the first canopy that created some lift and not only drag.

The third picture is I believe, Fernando Reis landing a French EFA canopy.

All 3 pictures were taken at the “Acucareira” in Sena I understand. C/R9- AKO can be seen in the background of the last one.

Best Wishes for 2013
Garth Hamilton

6 comentários:

Chiveve disse...

Na primeira imagem (irmão cordeiro) a rapariga da direita (em pé) é a filha da D. Alda do Colégio Camões (tenho quase a certeza) e a terceira é a São Manso, que viveu ao pé de mim na Beira, andou nas freiras comigo e agora vive por cá, em Setúbal - Portugal. Há outras caras que não são estranhas, mas não me lembro de nomes... pois devem ser das freiras e eu já estava no Camões, nessa altura. Um abraço, Filomena

Luisa Hingá disse...

Obrigada pela ajuda.Abraços

Anónimo disse...

Olá!
Quanto à 1ª Fotografia, eu sou a Isabel Antão(Babichon), n.º 7
- n.º 6 é Angelina Encarnação;
- n.º 1 é Gina;
- n.º 8 é a São Manso;
- n.º 12 é a São Sampaio;
- n.º 15 é a Manuela Alegre.

Um abraço. Mais informações, deixo o meu Email: isabelmpacheco@gmail.com

Luisa Hingá disse...

Muito obrigada pela ajuda. Se alguem souber mais agradeço.
Abraços
Luísa

Paulo da Cunha Alegre disse...

A nº 15, minha Tia - Manuela da Cunha Alegre. Reside actualmente no Cacém - Sintra.

Paulo da Cunha Alegre disse...

A Manuela da Cunha Alegre (15), irmã do Cmdt. "Toninho" da Cunha Alegre. Cumpts.