O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

18/11/09

638-Fotos Cte. Vasco Abreu 1










Adicional ao artigo 637. Carregar aqui.

637-Fotos Cte. Vasco Abreu





Foto tirada no simulador, o da direita é o meu Pai e o da esquerda era grande e maior amigo dele Comandante Jose Galhardo, em Seatle – USA quando tiraram o curso do Boeing 737, com o respectivo instrutor.




Enviadas pelo filho José acompanhadas da seguinte mensagem:

"Conforme prometido, em anexo envio algumas fotos do meu Pai, assim como recortes de jornais quando o mesmo foi buscar o Boeing 737 “Macau” a Seatle.

Algumas das fotos têm data, outras não, assim como não consigo identificar as pessoas que estão nas fotos.

Espero que as pessoas que têm familiares ou as próprias consigam identificar as outras pessoas das mesmas.

Obrigado pela informação que está no blogue.

José Abreu"

Obrigada pelas fotos. Ver mais fotos aqui

14/11/09

636 - Aeroclube do Chimoio


Sede do ACC

CR-ABZ e CR-AJX e noticia do acidente com CR-AIR
Esta foto do avião com matricula CR-ABZ e alunos foi tirada na pista de Vila Pery, vê-se  da esquerda para a direita:
O aluno Francisco Duarte Forte, na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e até à pouco tempo comissário da TAP; António Rebelo, instrutor e falecido num acidente aéreo em Vila Pery, num T6 da Força Aérea; Cunhado do Rebelo, também aluno, mas de quem não recordo o nome. (Segundo comentário deixado chamar-se-á João Castela Lopes. Nota do Voando); Eu, Vitor Santos na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e que tenho como profissão Escultor

A fotografia, acidente Auster:
Recorte de Imprensa noticiando o Acidente que vitimou o aluno piloto, José Magalhães Guerra a 12 de Janeiro de 1972, com a Auster D5 de matrícula CR-AIR.

A fotografia, acidente com CR-AJX:
Acidente com o Cessna 170 CR-AJX, numa aterragem de emergência provocada por mau tempo, perto de Vila Gouveia,tendo como piloto, António Rebelo.
Cumprimentos

Vitor Santos

Festival aeronáutico comemorativo das Bodas de prata do Aeroclube do Chimoio
Recortes de jornal


Espólio Rui Monteiro
Aeroclube do Chimoio. Artigo de Fernando Marques
Aeroclube do Chimoio. Artigo de Fernando Marques
Estatutos do ACC
B. Oficial nº 29 de 17.07.1965
OGMA Auster D5/160 "CR-AIR"
Destruído em Vila Pery a 12/01/1972
Faleceu o aluno piloto José Magalhães Guerra, único ocupante do avião.

635- Aeroclube do Chimoio 1971



Equipa do Aeroclube do Chimoio vencedora de Festival Aéreo de Inhambane, nos princípios do mês de Novembro de 1971 e noticiado no Notícias da Beira a !2/11/71.

Vitor 1º voo solo.1

Vito
r 1º voo solo.2
Vitor 1º voo solo.3
Vitor 1º voo solo.4

Fotos enviadas por Vítor Santos acompanhadas pelo texto a seguir referidas:

"Envio mais alguns elementos da minha passagem pelo Aero Clube do Chimoio.

Imagens do CR-ABZ no meu primeiro voo solo que ocorreu no dia 7 de Novembro de 1971. Em algumas imagens vê-se o meu instrutor, António Rebelo.

Dois recortes de imprensa da equipa do Aeroclube do Chimoio, que se destacou num festival Aeronáutico em Inhambane, nos princípios do mês de Novembro de 1971 e noticiado no Notícias da Beira a 12/11/71.

Vitor Santos"

Obrigada.

11/11/09

634-Uma Missão em Moçambique. Maio de 1974

Texto: Major-General Ricardo Cubas
Fotos: Colecção José Luís da Silva




In revista Mais Alto nº. 381, da FAP, de Set/Out 2009, com a devida vénia.

633-CS-TLA da TAP em Lourenço Marques em 1964


O Super Constellation "CS-TLA", da TAP, em Lourenço Marques (1964).

27/10/09

632 - Faleceu o Cte. Tito Livio Esteves Xavier


Faleceu em Lisboa a 27 de Outubro de 2009 o Cte. Tito Livio Esteves Xavier. Piloto aviador em Moçambique, elemento activo da FAV 304 em Cabo Delgado (Porto Amélia), foi um dos alunos do 1º Curso de Pilotos Profissionais de Helicóptero levado a cabo pela HEPAL (Helicópteros Portugal África) em 1973.
Apresentamos os nossos pêsames à família. Que descanse em paz.
Clicando aqui poderão ser vistas algumas das fotos com que contribuiu para este blogue.

26/10/09

631-Manuel Gustavo da Veiga Frade - Aeroclube da Beira e TAP


Manuel Gustavo da Veiga Frade, residente na Beira desde 1936, chefe de escala da TAP nesta cidade entre 1957 e 1964. Em 1964 foi promovido a delegado da empresa para Moçambique, sendo transferido para Lourenço Marques. Um dos fundadores do Aero Clube da Beira, pertenceu às suas direcções durante vários anos. Como piloto particular, foi brvetado no ACB em 1942. (Já mencionado nos post 65 e 223.


Obigada Cte. Vilhena.

06/10/09

630 - CR-AAX e CR-AAZ Fotos inéditas enviadas por Michael Gormly

CR-AAX



Fotos enviadas por Michael Gormly com o seguinte texto:
To whom it may concern,
My father, John F. Gormly, was employed by Lockheed Aircraft in the mid1930's as a Mechanic. He was sent to Mozambique to assemble airplanes afterthey arrived by ship. I recently obtained these photos from my sister. She had be saving them all these years. I am doing family history, so everything is searched through and I get the photos.
CR-AAX is a Lockheed 14-H2 Super Electra, Its' C/N (construction number) is1508. It was delivered 2-6-1940. It was named DETA "Limpopo". It crashedat Inhambane November 14, 1941. I have no idea who the gentlemen are in the photo, none are my father. The photo appears to have been taken at the airport (aerodromo da Beira)
CR-AAZ is also a Lockheed 14-H2 Super Electra, its' C/N is 1511. It too wasdelivered 2-6-1940. It was named DETA "Rovumba". Two photos show it inpieces as it arrived off the ship, the third photo show the completedproduct. It was withdrawn from use in 1954. Once again I have no idea whothe are the gentlemen standing in front of the completed airplane, none aremy father.
The website "golden years of aviation" was a great source of informationregarding airlane registrations.
Michael Gormly

O meu obrigada a Michael Gormly (Thank you very much)

629-CR-ABZ do Aeroclube do Chimoio


CR-ABZ

Mensagem enviada por Vítor Santos:
Chamo-me Vitor Santos, fui Furriel Miliciano em Vila Pery de Janeiro de 1971 a Janeiro de 1972 e tirei o Brevet nesse Aero Clube. Tive como instrutor o falecido Rebelo e o prof. Laranjo e um grande amigo, o Campilho. Obviamente voei no Taylorcraft CR-ABZ, na Auster e no Cessna 170. Junto em anexo uma fotografia do CR ABZ, em pleno voo.
O meu obrigada pela foto.