O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.
A eles dedicamos estas linhas.
José Vilhena e Maria Luísa Hingá
========================
Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com
=======================
Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.
18/11/09
637-Fotos Cte. Vasco Abreu
Enviadas pelo filho José acompanhadas da seguinte mensagem:
"Conforme prometido, em anexo envio algumas fotos do meu Pai, assim como recortes de jornais quando o mesmo foi buscar o Boeing 737 “Macau” a Seatle.
Algumas das fotos têm data, outras não, assim como não consigo identificar as pessoas que estão nas fotos.
Espero que as pessoas que têm familiares ou as próprias consigam identificar as outras pessoas das mesmas.
Obrigado pela informação que está no blogue.
José Abreu"
Obrigada pelas fotos. Ver mais fotos aqui
14/11/09
636 - Aeroclube do Chimoio

O aluno Francisco Duarte Forte, na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e até à pouco tempo comissário da TAP; António Rebelo, instrutor e falecido num acidente aéreo em Vila Pery, num T6 da Força Aérea; Cunhado do Rebelo, também aluno, mas de quem não recordo o nome. (Segundo comentário deixado chamar-se-á João Castela Lopes. Nota do Voando); Eu, Vitor Santos na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e que tenho como profissão Escultor
A fotografia, acidente Auster:
Recorte de Imprensa noticiando o Acidente que vitimou o aluno piloto, José Magalhães Guerra a 12 de Janeiro de 1972, com a Auster D5 de matrícula CR-AIR.
A fotografia, acidente com CR-AJX:
Acidente com o Cessna 170 CR-AJX, numa aterragem de emergência provocada por mau tempo, perto de Vila Gouveia,tendo como piloto, António Rebelo.
Cumprimentos
Vitor Santos
Espólio Rui Monteiro
635- Aeroclube do Chimoio 1971



Fotos enviadas por Vítor Santos acompanhadas pelo texto a seguir referidas:
"Envio mais alguns elementos da minha passagem pelo Aero Clube do Chimoio.
Imagens do CR-ABZ no meu primeiro voo solo que ocorreu no dia 7 de Novembro de 1971. Em algumas imagens vê-se o meu instrutor, António Rebelo.
Dois recortes de imprensa da equipa do Aeroclube do Chimoio, que se destacou num festival Aeronáutico em Inhambane, nos princípios do mês de Novembro de 1971 e noticiado no Notícias da Beira a 12/11/71.
Vitor Santos"
Obrigada.
11/11/09
634-Uma Missão em Moçambique. Maio de 1974
27/10/09
632 - Faleceu o Cte. Tito Livio Esteves Xavier
26/10/09
631-Manuel Gustavo da Veiga Frade - Aeroclube da Beira e TAP

Obigada Cte. Vilhena.
06/10/09
630 - CR-AAX e CR-AAZ Fotos inéditas enviadas por Michael Gormly
CR-AAX is a Lockheed 14-H2 Super Electra, Its' C/N (construction number) is1508. It was delivered 2-6-1940. It was named DETA "Limpopo". It crashedat Inhambane November 14, 1941. I have no idea who the gentlemen are in the photo, none are my father. The photo appears to have been taken at the airport (aerodromo da Beira)
CR-AAZ is also a Lockheed 14-H2 Super Electra, its' C/N is 1511. It too wasdelivered 2-6-1940. It was named DETA "Rovumba". Two photos show it inpieces as it arrived off the ship, the third photo show the completedproduct. It was withdrawn from use in 1954. Once again I have no idea whothe are the gentlemen standing in front of the completed airplane, none aremy father.
The website "golden years of aviation" was a great source of informationregarding airlane registrations.
629-CR-ABZ do Aeroclube do Chimoio
