O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

06/10/12

783-Homenagem ao Comandante Henrique Ibarra Martins

UMAS POUCAS PALAVRAS PARA UM GRANDE AMIGO

Foi com um nó na garganta que soube pela Lina, da morte do seu marido, do Henrique como lhe chamávamos, do Henrique José Ferreira Ibarra Martins, de seu nome completo, do Comandante Ibarra como era conhecido entre os colegas.

Como prova de profundo reconhecimento pela amizade que partilhamos desde o dia em que, em Lourenço Marques nos anos 60, me desafiou para concluirmos a licença de Piloto Comercial de Aeroplanos, decidi escrever em sua memória, estas poucas palavras para um GRANDE AMIGO”.

Nascido na bela cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, no dia 3 de Março de 1942 e após uma breve passagem pela TAZ, os táxis aéreos da Zambézia, ensaia outros voos mais longos, primeiro na DETA e depois na TAP.
E durante este percurso nunca esqueceu este seu companheiro e arrastou-me sucessivamente para estas duas companhias onde a presença do Henrique  foi merecidamente reconhecida.

Foi na TAP, onde realiza o primeiro voo num Boeing 727, em 28 de Julho de 1972, que dilatou as suas qualidades humanas e desenvolveu as suas capacidades profissionais – foram quase 30 anos vividos naquela companhia e por essa mesma companhia, onde foi simultaneamente  comandante, verificador e instrutor de voo dos Boeing 727 e 737.
Terminou a carreira de piloto profissional em 2002, após efectuar o último voo num Boeing 737 a 17/12/2000, tendo voado um total de  23.210 horas e 55 minutos.
Após uma sucessão de problemas de saúde faleceu no dia 2 de Agosto deste ano de 2012.
Deixou-nos o Henrique!

Fica a recordação “de alguém” que nunca prescindiu em dividir com os outros as vantagens que a vida por vezes lhe proporcionou: podia tê-las guardado quando diminutas ... mas o que era bom para ele, melhor seria partilha-lo com os amigos ... era assim o Henrique!

Por tudo isto e pelo que guardo em minha memória aqui fica esta pequena homenagem para que fique dito por um “Amigo”, algo “de um Amigo”.


                                                                                     Joaquim Primavera
Parede, 5 de Outubro de 2012

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