O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

12/11/10

719 - TAM - Transportes Aéreos de Moçambique



Inicialmente constituída em 1955 na cidade da Beira com designação de TAM - Táxis Aéreos de Moçambique, estava vocacionada fundamentalmente para operações de fretamento. Tinha contudo um voo diário da Beira para o Búzi, Luabo e Panda. Posteriormente a sua designação alterou-se para TAM – Transportes Aéreos de Moçambique. Foi seu fundador o piloto Jorge Guerra, que contou inicialmente com outros três: Jorge Calrão, Máximo Moura e Manuel Botelho. Foi sem duvida uma das primeiras companhias de táxi aéreo em Moçambique.




Jorge Guerra e Janico Barreto
(Foto cedida por Janico Barreto)

 Na pista de Inhamacala 1965 Janico Barreto e Moura
Inhamacala - Setembro de 1965 - Piloto Moura - ao fundo 3 aviões da frota TAM
- Comanche, Cessnas 180 e 185 . Fotos e legendas do Cte. Primavera.

Pilotos em Stanby no escritório dos TAM - João Quental, João Vitorino Barreto(Janito Barreto) e Calrão
Na placa frente aos TAM no Aeroporto da Beira - Calrão, Barreto e João Quental. (esq. para a direita). Fotos e legendas do Cte. Primavera.



CR-AHD, CR-GB e CR-AGJ

Foto retirada de um anúncio publicado no "Notícias", Número Especial do Natal de 1959, na p. 154. Enviada por Laura Almeida

Foi publicado no "Notícias", Número Especial do Natal de 1959, na p. 154- (por Laura Almeida)
Stinson 108 Voyager "CR-ACV” dos TAM - Transportes Aéreos de Moçambique
CR-AEQ

TAM - Transportes Aéreos de Moçambique - Piper PA-22 Tripacer 150 "CR-AFN"
Foto de António Cunha
CR-AGB, no Songo - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AGB, no Songo - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AGJ
CR-AGJ - Foto de Miguel Vinagre.
Recorte duma notícia publicada no dia 28-11-1965 no jornal A TRIBUNA de Lourenço Marques, do acidente que o Cte. Joaquim Primavera teve, quando ao serviço da TAM ( do Jorge Guerra ), com o Cessna 185 -CR-AIZ, à descolagem em Marromeu.

Foi o único acidente que teve até ter terminado a sua vida profissional de piloto comercial da aviação civil ao serviço da TAP, como Comandante Sénior de Linha Aérea, em 19 de Março de 1993. Obrigada Cte. Primavera, pelo recorte


CR-AGQ - Piper PA-24 Comanche 250 da TAM


CR-AHP
CR-AHP

CR-AJK e CR-AKG

 CR-AJK, e CR-AKG
CR-AJK (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AJK (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AJO - CR-AGB - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)

CR-AKG
Cte. António de Almeida Viegas, da TAM.
Foto tirada em Catulene. Moçambique - Foto de Victor Cabra
CR-ALD
 CR-ALF - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-ALG
CR-ALG - CR-AGB - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-ALG
CR-AMR -  (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AMR
CR-AMR - (Foto enviada pela filha do Cte. Viegas)
CR-AOG
CR-AOG - Helena Serrão e São Camposinhos.
Aeroporto da Beira
CR-AOG e 1 - Melania Vaz, 2 - Alzira, 3 - Teresa Silva, 4 - Helena Serrano, 5 - Isaura, 6 - Mizé Costa, 7 - São Camposinhos, 8 - Eugénia Silva, 9 - Eulália, 10 - Hermengarda Saúde, 11 - Kock Ham, 12 - Regina Diegues. 
TAM - Transportes Aéreos de Moçambique
Rockwell 500S Shrike Commander "CR-AQM"
Foto de Abel Santos


BN-2A Islander "CR-APO" do Jorge Guerra (TAM)
BN-2A-2 Islander "CR-APO"
Foto cedida por Francisco Ivo
25 de Junho de 1975 .. Foi no dia da Independência de Moçambique , o último festival aéreo na Beira … nos pântanos da Chota ….





1 comentário:

Ricardo Quintino disse...

Recordar é viver. Belas fotos desses tempos inesquecíveis !