O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

21/02/10

654-Cte.Virgílio Ferreira dos Santos -1






Natural de Lisboa nasceu a 5 de Abril de 1925.

Iniciou a sua carreira de piloto na Escola do Aero Clube de Moçambique em 1946, recebendo instrução num Tiger Moth.
Foi admitido na DETA em 1946 tendo obtido a sua licença de Piloto Aviador de Transporte Público a 15 de Junho de 1948.
Nesta empresa voou praticamente todos os seus aviões, desde o pequeno mono motor o Hornet Moth, passando pelo Dragon Rapide, Junkers JU-52, Lockheed Super Electra, Lockheed Lodestar, De Havilland Dove, Douglas DC-3 "Dakota", Fokker F-27 Friendship" e finalmente o Boeing 737.
Deixou a DETA em 1973, entrando para a TAP nesse mesmo ano.
Nesta última companhia aérea voou Boeing 727 e 737. Ao longo da sua longa carreira de piloto acumulou cerca de 30.000 horas de voo, reformando-se em 1985 aos 60 anos de idade.
Possuía cursos de formação técnico-profissional tirados em Moçambique, África do Sul, Estados
Unidos da América e Portugal.
Faleceu em Lisboa no dia 28 de Dezembro de 2004, aos 79 anos de idade.

Espólio do Cte. Virgilio Santos enviado pela filha Anabela Santos.
Obrigado.

Continua../..

Sem comentários: