O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

28/02/08

433-Artigo sobre o GPZ de José Carlos Páscoa

Clicar para ver os artigos 112 e 439 e 788
Esta é uma pequena participação para o seu Blogue. Publique o que julgar aproveitável, e que se enquadre no"ESPIRITO" do mesmo. A finalidade desta minha participação, visa somente o testemunho de factos reais, sem qualquer pretensão polémica, ou confronto de opiniões, que não se enquadram de forma alguma, num trabalho de tão excelente qualidade que está a levar a cabo.
Permita-me uma pequena auto-biografia a titulo meramente informativo.

José Carlos Páscoa
Ingressei na Forca Aérea em Janeiro de 1965 na BA 2 onde fiz o Curso de Especialistas (MMA) Mecânico de Material Aéreo
1º Cabo especialista em 1966 Destacado para a BA 4 (Açores)
1966/ 67 (BA10) Beira (Moçambique).
1967/69 AB 7 (TETE). Em 1969 Ingresso na Missão de Fomento e Povoamento do Zambeze (MFPZ) TETE como mecânico de Aeronaves de 2ª classe.
Em 1970 transito para o quadro do Gabinete do Plano do Zambeze (GPZ) que sucede a MFPZ, extinta nesta data
Tiro a licença de mecânico de Aeronaves da Aeronáutica Civil de Moçambique (Células e moto - propulsores) sou promovido a mecânico de 1ª classe e um ano depois a mecânico principal sendo responsável pela manutenção das aeronaves após o 25 de Abril de 74, até Agosto do mesmo ano.
1974/77 Inspector da Divisão de Helicópteros da Lider TA (Brasil) (Toda a Área Norte do Brasil Incluindo a Região Amazónica) - Neste período tiro as licenças de Mecânico de Aeronaves Classes 1 e 2 - Licença PPA e PPH (Aviões - Helicópteros) .
Ainda neste período faço a especialização em Helicópteros BOLKOW (BO105) na MESSERSCHMITT -GMBH – Munich (ALEMANHA)
Frequento ainda diversos seminários de prevenção de acidentes aeronáuticos.
1977/85 Chefe de manutenção de aeronaves do Grupo ATALLA Sao Paulo (Brasil)
Neste período especializo-me em helicópteros SA341 e SA342 na AEROSPATIALE em Marignane Franca e também em TURBO-MOTORES AZTAZOU III e XIV em REVISAO GERAL dos mesmos em (Tarnos) também em FRANÇA.
Presentemente (ainda no activo) Aircraft Maintenance Engineer pelos TRANSPORT CANADA (CANADIAN DEPARTEMENT AVIATION). De momento na província do ONTARIO.
(Como a aviação não são SÓ PILOTOS )
Para esclarecimento e possível complemento do 112 do Blogue;
Os SERVIÇOS DE AVIAÇÃO DA EX (MFPZ-GPZ)
Tiveram duas fases.
Assim:
Primeira fase - Desde a criação dos serviços ate Janeiro de 1970
PILOTOS :
Joaquim Moreira de Sousa Prazeres - Piloto Chefe.
Antonio Silgado Dias Teixeira - Piloto.
Vasco Lança - Piloto.
António Cunha (em 1969 já pertencia aos Serviços Geográficos e Cadastrais de Moçambique (LM).
Victor - Piloto (Em 1979 ja não pertencia a MFPZ (Regressado a FAP??).
MFPZ-GPZ
MANUTENÇÃO
Primeira fase - Desde o inicio ate 1970.:

Capitão Fernando Caseiro - GPZ (Foto do Cte. Vilhena)
Capitão Caseiro piloto (PPA) Técnico de Aeronáutica - Chefe de Manutenção (Regressou a Força Aérea em 70)
Jose da Guia Gonçalves piloto (PPA) Mecânico-Chefe - Mecânico Principal ( Fez dezenas de voos em serviço pilotando aeronaves dos serviços)
Armando Joaquim Faria - Mecânico de 1ª Classe (piloto PPA) . Fez dezenas de voos em aeronaves dos serviços e do Aeroclube de TETE, dando instrução e acompanhando o nosso saudoso médico voador DR. José da Paz Rodrigues dos Santos.
O (Farria) - Era de Setúbal. Saiu Em 70 e fundou os Serviços Técnicos de Aviação de TETE (Homologo ao da Beira) de parceria com o Sr. Meirinho
José Carlos Páscoa - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe e Mecânico Principal após 1971.
Domingos José de Sousa - Mecânico de Aeronaves de 2ª Classe. (Num voo de Helicóptero em serviço de inspecção às linhas de transporte de energia SONGO/APOLLO, saltou do Helicóptero em voo quando este foi abatido, fracturando uma perna mas sobrevivendo (mas isso é outra historia).
José António Ferrão - Mecânico de Aeronaves de 2ª Classe.
Luís (????) - Ajudante de Mecânico
Francisco (??????) Ajudante de Mecânico.
João Chacambica - Ajudante de mecânico .Estes eram os efectivos da 1 fase.
2ª Fase:
PILOTOS:
Rui Salvado da Cunha
Antonio de Oliveira Marques
??? Marta.
Ângelo Santa Cruz
???? Brandão.
Abílio Silvestre (Abatido em serviço).
João Fidalgo.
João Vidal
José Jorge Araujo.
???? Lopes.
???? Garcia
Leme Faria.
Pedro Gaivão
Martinho Martins
Pedro Monteiro (Abatido em serviço).
???Santos (Abatido em serviço.).
Licínio Canavarro.
MANUTENÇÃO:
???? Franco (Engenheiro Aeronáutico - Director de manutenção).
Francisco David Fialho Batista - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe
José Manuel Ferreira da Costa - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe,
Aniceto Ferreira de Carvalho - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe.
Alberto Assis Lopes - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe (Tirou o PPA No Aeroclube de TETE).
Ferreirinha - Mecânico de Aeronaves de 1ª classe ( Faleceu num acidente com um Jet Ranger ao serviço da Diamang em Angola).
???? Abel - Mecânico de Aeronaves de 1ª Classe.
???? Simões - Mecânico de aeronaves - admitido após Agosto de 74.
OBS: - Alusão ao 112 do BLOGUE :
Resumo Histórico
(TRANSCRIÇÃO) "Os Serviços foram inicialmente designados por MHZ "
Correcção - Os Serviços foram inicialmente designadas por MFPZ.
(TRANSCRIÇÃO) "Os Serviços estavam Organizados nos moldes de uma Esquadra Operacional da FAP, operando em moldes paramilitares "versão portuguesa da Air América que operou no Sudoeste Asiático em cooperação com a Força Aérea Rodesiana".
Esclarecimento: A Força Aérea Rodesiana operou com a Força Aérea Portuguesa no AB 7 (TETE) em 1968, usando Helicópteros Allouete III e um Avião Mono motor ligeiro de asa alta (Trojan) com cores (Civis).
Esta aeronave operava inclusive em voos nocturnos para detecção de fogueiras que poderiam ser alvos militares. Dadas as características desta aeronave pode ter sido eventualmente confundida com o PA18 da MFPZ na época.
Os Serviços de Aviação da MFPZ/GPZ ...NUNCA FORAM "PARAMILITARES" PELO MENOS ATÉ AGOSTO de 1974. Foram sempre SERVIÇOS CIVIS e FUNCIONARAM COMO UMA EMPRESA DE TRANSPORTES AÉREOS VOCACIONADOS PARA o Transporte de FUNCIONÁRIOS E EQUIPAMENTO necessários aos serviços EMBORA OS HELICOPTEROS (ESTACIONADOS NO SONGO TRANSPORTASSEM AS FORCAS DE SEGURANCA DO PERIMETRO DE CONSTRUCAO DA BARRAGEM). TODAS AS AERONAVES ESTAVAM ---DESARMADAS--- (SERA QUE ALGUEM ANDOU PROPOSITADAMENTE À PROCURA DE INIMIGOS E BASES ---PARA PASSAR INFORMAÇÕES ÀS FORÇAS DE OUTRO PAÍS COM AERONAVES NESTAS CONDIÇÕES? OS PILOTOS DA MISSÃO NUNCA FORAM CONFUNDIDOS COM QUALQUER OUTRA (NENHUMA MISSÃO CATÓLICA OU NÃO TINHA CONDIÇÕES PARA POSSUIR AERONAVES)
Os nativos sabiam disso, assim como qualquer Movimento POLITICO OU PATRIOTICO.....
No nosso Hangar em TETE, permaneciam também as aeronaves do Aeroclube de TETE:
Cessna150 Aerobat – CR-AOF
Auster D5 -160 – CR-AHV
Cherokee Six - CR-AKS
Cessna182 Skylane - CR-ANO do Governo de Distrito de TETE, operado pelo Coronel Pára-quedista Videira (Governador Civil do Distrito de TETE em 72/???).
O CR- AKS era operado pelo DR. PAZ (como anteriormente mencionei).
Logo que me seja possível enviarei fotos com todas as aeronaves da MFPZ/GPZ (Tenho inclusive um filme com o CR-AKT que pilotei com o Farria, quando fui para lua de mel.
O meu obrigada a José Páscoa.

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