O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

24/07/07

341-Pista de Muidumbe em Cabo Delgado

Pista de Muidumbe
Muidumbe - 1966 - o avião dos frescos e do correio (DO27)
Fotos copiadas de aqui, com a devida vénia.

23/07/07

340-Recordando a Carreira Aérea Imperial



Este tema já foi citado noutros artigos deste blog.
O artigo foi copiado da revista LAM nº. 4 e é da autoria de António Sopa.
Obrigado Chico Ivo pelo envio deste artigo.

22/07/07

339-Fotos das tripulações dos aviões que acompanharam o Presidente da República em Moçambique, de 23/07 a 07/08/1964

Visita do Almirante Américo Thomaz a Moçambique. Esta visita já foi referida noutros artigos deste blog.
Fotos de Luísa Oliveira. Copiadas daqui.

19/07/07

338-Tráfego inusitado na pista do Chitengo - Gorongosa

Taylorcraft aguardando desimpedimento da pista do Chitengo - Gorongosa, devido a "tráfego pesado" (elefante) na posição 10 horas.
A foto do Taylorcraft na pista do Chitengo foi tirada no inicio da década dos anos 60 (salvo erro em 1962) e consta de um livro publicado em 1964 denominado MOÇAMBIQUE GORONGOSA - SAFARIS - SANTUÁRIO BRAVIO, de José Maria d´Éça de Queiroz.

Foto e comentários de Ricardo Quintino.
Obrigada.

09/07/07

336-Cogumelos coloridos no céu

Este artigo faz parte da Revista Índico nº.35-Série II - de 2006
Transcrevo-o com a devida vénia, pelo seu interese.
Os meus agradecimentos ao Arquitecto Francisco Ivo que me ofereceu a revista.
Clicar nas imagens para aumentar o tamanho.
Nota: Algumas das fotos já constam no blog noutros artigos oferecidas pelos autores.



335-O Horizonte dos Pioneiros, de Dr Vasco Torre do Valle d'Avillez


Torre do Valle e o 1º avião registado em Moçambique CR-MAA "Moçambique" - DH.60G Gipsy Moth
(Foto cedida por José Rodrigues)

Ver a 2ª. Parte no artigo nº. 446

Nota:
Este artigo foi copiado, com a devida vénia, da Revista Mais Alto, da Força Aérea Portuguesa, de que sou assinante, pelo seu Elevado Interesse.
Clicar nas imagens para ver o tamanho original.



07/07/07

334-Cartas aeronáuticas do Aeroporto de Lourenço Marques

Carta com os procedimentos de aproximação/borrego VOR/NDB da pista 23, para os aviões DC3, F.27 e B737 da DETA, de 17.05.74

Recorte parcial da carta OACI 1:1 000 000 da região de Lourenço Marques, de 1959


Obrigada Ricardo Quintino.