Continuação do artigo 78
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Nasceu na cidade da Beira em Moçambique a 8 de Outubro 1902, concluindo os seus estudos em Lourenço Marques em 1922. Pouco depois interessa-se vivamente pela aviação, tendo em 1931 feito parte de um núcleo inicial de aviadores civis Moçambicanos, que na escola do Aero Clube de Moçambique na Vila de João Belo e sob a batuta do instrutor sul-africano James Childs adquire as suas asas.
Quando o Major Sul-africano Allister Mackintosh Miller teve um acidente com o seu Gipsy Moth em 1930 junto ao porto de Lourenço Marques em Moçambique, Manuel Maria Rocha, então funcionário dos serviços técnicos da Companhia de Eletricidade em João Belo, comprou o que dele restava por 3.000 escudos num leilão da Alfandega de Moçambique, e reconstruiu o avião numa garagem de automóveis desta vila ao longo de dois penosos anos. O avião foi testado, após ter sido reconstruído pelo primeiro piloto civil existente naquela colónia Armando de Vilhena Torre do Valle, grande amigo de Rocha e um dos pioneiros da nossa aviação, tragicamente morto por um elefante durante uma caçada a 16 de Setembro de 1937. Coube-lhe batizar o CR-MAC com o nome da terra onde foi reconstruído “Chai-Chai”, já naquela altura assim se conhecia a Vila de João Belo.
Em 1932, Manuel Maria Rocha e Santos Gil dão corpo à criação de uma escola de pilotagem que estará na origem de um projeto mais ambicioso, a constituição da primeira companhia aérea Moçambicana: Aero Colonial Lda.
Operando um Cirrus Moth (CR-MAC), um Puss Moth (CR-MAD) e um Waco de quatro lugares (CR-MAH), a companhia fechou em 1936, quando a DETA (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos) foi criada.
Manuel Maria Rocha, titular da 1ª licença de Piloto de Aviões de Transportes Públicos emitida em Portugal, tornou-se então no primeiro piloto da DETA, tendo em 1944 optado pela SABENA (no ex. Congo Belga) e em 1946 a convite expresso de Humberto Delgado integrado os quadros dos TAP - Transportes Aéreos Portugueses.
Em 1948 Manuel Maria da Rocha é convidado a integrar a SATA, que entretanto tinha adquirido os DeHavilland Dove retomando as operações suspensas desde a queda do seu único Beechcraft UC-45 no ano anterior.
Manuel Maria Rocha deixou a SATA em 1953, retornando a Moçambique sua terra natal, onde dirigiu e reestruturou o Clube Aeronáutico do Niassa, regressando à metrópole em 1961.
Manuel Maria Rocha morreu em Lisboa a 12 de Abril de 1986.
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