O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

18/12/13

850 - ACI - Aeroclube de Inhambane

Emblema de casaco
Foto: Paixão Gil
Galhardete do ACI - Aeroclube de Inhambane - Foto de Paixão Gil


A 27  de Junho de 1948 foi fundado o Aero Clube de Inhambane, muito embora os primeiros Estatutos tivessem tido a sua publicação no Boletim Oficial de Moçambique a 28 de Maio de 1949.
Foi a comissão organizadora constituída por Carlos Calçada Bastos, Manuel Nunes e Vasco Abrantes d'Oliveira.
Cinquenta e cinco individualidades e firmas inscreveram-se como sócios fundadores e contribuíram para a compra do primeiro avião: 

A. Cruz Lda. 
Abílio Rodrigues Fidalgo 
Agostinho Santos Nunes 
Alimohamed Sacoor Lda. 
Álvaro Galiza de Matos 
António Neves Alcobia 
António Pereira da Silva 
António Ribeiro de Almeida 
António Tudella 
Araquechande Emichande 
Araquechande Jethá (Herdeiros) Lda. 
Armando Rolão Soares 
Beatriz Santos Nunes 
Belmiro Morgado dos Santos 
Carlos Calçada Bastos 
Damião de Melo Lda. 
Damodar Mangaljy & C.ª 
Dr. António José Leitão Pinto 
Dr. Eurico de Almeida 
Dr. José Santa Rita 
Dr. Manuel Rodrigues 
Empresa de Transportes Majohane Lda. 
Empresa Moderna (Inhambane) Lda. 
Eng. Agrónomo Eugénio Paulo 
Eng. José Lopes Duarte 
Fernando Morgado dos Santos 
Fernando Rodrigues Barbosa Júnior 
Fernando Santos Silva 
Francisco Macedo da Silva 
Francisco Martins Rodrigues 
Henrique Santos Costa 
Idrissa Givá Hemraje 
Irachand Canji & Irmão 
José de Barros Rafael 
José Martins Bouçanova 
Júlio César Leitão 
Licínio Medina dos Santos 
Limba Kahane & Filhos Lda. 
Lourenço Michael de Melo 
Luís Leite Faria 
Manuel da Rocha 
Manuel da Silva Gonçalves 
Manuel Eduardo de Azevedo Simões 
Manuel Nunes 
Maria Águeda Santos Nunes 
Maria Luísa Santos Nunes 
Nuno Tristão de Vasconcelos e Silva 
Romeu dos Santos 
Sociedade Industrial e Agrícola da Mutamba 
Suleman Cassam (Herdeiros) 
Tadeu de Almeida 
Vasco Abrantes d' Oliveira 
Victor Nunes 
W.N.L.A.

Reunido o dinheiro necessário, com a ajuda do então Governador de Distrito, Inspector Octávio Ferreira Gonçalves, que mais tarde veio a ser brevetado pela Escola de Pilotagem do Aero Clube de Inhambane, foi adquirido na África do Sul o primeiro avião, um Piper Vagabond , inscrito na Aeronáutica Civil com a matricula CR-ACU.
Foi neste avião baptizado com o nome de “Filipito”, diminutivo do nome do filho do Governador Octávio Gonçalves.
Iniciou-se assim com este avião a primeira Escola de Pilotagem, que terminou com a aprovação de todos os alunos inscritos.
Cerca de um ano mais tarde, foi adquirido um outro avião, um “Piper Cub Special” com a matricula CR-ADO, a que se seguiu a compra de um Cessna , por intermédio do sócio fundador e grande benemérito do Aeroclube de Inhambane, Senhor Manuel Nunes, que prescindiu da sua comissão de agente da “Cessna 170B” com a matricula CR-ADU.
O primeiro Presidente do Aero Clube de Inhambane foi o Eng. Lopes Duarte, seguindo-se em Janeiro de 1950 Humberto Albino das Neves.
Foi na Direcção de Humberto das Neves, que o Aeroclube teve maior incremento, devido ao seu dinamismo e acabando-se a construção da sede, composta de um amplo hangar com dois torreões, num dos quais, foi no rés do chão instalado um bar.
A partir daqui os passageiros dos aviões de carreira passaram a utilizar, com mais conforto, as instalações do Aeroclube, tendo a DETA, nas mesmas. O seu escritório.
Durante os vinte e cinco anos de existência, a labuta pelo engrandecimento do Aero Clube de Inhambane e da cidade sido a preocupação constante de todas as Dircções, podendo assim Inhambane orgulhar-se de possuir uma Aerogare que, embora modesta, veio preencher uma lacuna que se fazia sentir no tráfego aéreo.
Se é certo que a caminhada tem sido por vezes árdua, é também certo que nunca nos faltou o apoio moral e material das entidades oficiais, sendo justo destacar o Governo do Distrito, através de todos os Governadores que têm passado por Inhambane, salientando-se o governador Octávio Gonçalves e ao actual Governador José  Diniz Salvador Paralta.
Lisonjeiro é, para o Aero Clube de Inhambane, registar, nesta evocação, a não existência até esta data, de qualquer acidente com as suas aeronaves.
Ao longo do caminho trilhado, os serviços prestados pelo Aeroclube estão bem patentes e são, de sobra, conhecidos por entidades oficiais e particulares. Os seus aviões ambulância tem transportado dezenas de feridos e doentes, em evacuações rápidas e seguras.
Daqui para o futuro, novos horizontes se abrem para o Aero Clube de Inhambane, parar é morrer, estamos certos, as Direcções vindouras saberão aproveitar, para bem da colectividade e da Terra da Boa Gente, como é conhecida Inhambane.
Frota do Aero Clube de Inhambane:
Texto e fotos de José Vilhena

Copiada do livro Recordações de Moçambique, de Carlos Alberto Vieira.
 Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEK"
Cessna 170B “CR-ADU”
Vista aérea do Aeroclube - Foto do Eng. Edgar Neves

Foto do Eng. Edgar Neves

 Foto do Eng. Edgar Neves

Foto do Eng. Edgar Neves

Eng Humberto Neves e elementos do ACI.
 Em  pe e da esq para a direita Srs Ricardino , Helder Rosas ,? , Governador Octávio Gonçalves , Humberto das Neves De cócoras:: Victor Nunes , ? ,? (Identificação do eng. Edgar Neves:) 

Verso da foto anterior. Copiada de Delagoabawworld

Da esq, para dta. Dr. Dionisio, Presidente da Câmara de Inhambane, Dr. José Diniz Pereira Salvador Paralta, Governador Civil e Prof. Luís de Azevedo, Presidente do ACI, de 1966 a 1970, entregando o prémio,  De costas o piloto Victor Nunes.
Comentário e foto de Luís de Azevedo
No Hangar improvisado do Aero clube de Inhambane Vasco Abrantes d'Oliveira (1948) um dos sócios fundadores do Aero clube de Inhambane e Doador dos terrenos destinados à edificação do Aero clube de Inhambane . 
Foto de Rui Figueiredo Oliveira 
Vasco Abrantes D'Oliveira
Foto de Rui Figueiredo Oliveira
Foto de Isabel Nunes Ramalhinho


Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
 Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
 Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
 Victor Nunes e António Silva - Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
 Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
 Foto de Isabel Nunes Ramalhinho
Foto de Isabel Nunes Ramalhinho

CR-ADO / Piper PA-11 Cub Special 
Cessna 170B "CR-ADU" e Piper Cub "CS-ADO"
Foto de Fernando Morgado
Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
Foto de António Francisco Paixão Gil

 Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEK"

Cessna 170B “CR-ADU”

Foto de José Augusto de Oliveira Pegado

Fernando Morgado + António G. Martins + Júlio Gonçalves
Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
Foto de José Augusto de Oliveira Pegado

CR-ADO - do ACI - Piper PA-11 Cub Special
Esta foto foi encontrada na Comunidade de Inhambane com a legenda:
"Arrumando o Filipito (avião)!!!"


Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
Foto de Carlos Fontes
Piper PA-11 Cub Special "CR-ADO"
Foto de António Francisco Paixão Gil
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEK"
Foto de Edgar Neves

Piper PA-24 Comanche 250 "CR-AGI"
Foto de António Francisco Paixão Gil

Piper PA-24 Comanche 250 "CR-AGI"
Foto de António Francisco Paixão Gil

Tipo da aeronave: CR-AGI Piper PA-24 Comanche 250  Ano de construção: 1958

Piper PA-24 Comanche 250 "CR-AGI"  Sérgio Pais Mamede na foto

CR-AGI (Espólio Rui Monteiro)
Piper PA-18 Super Cub 95 "CR-AGK"
O "Bilene" pertenceu anteriormente ao Aero Clube de Gaza

Cessna 172H "CR-AKF"
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 172H "CR-AKF"
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 172H "CR-AKF"
Foto de Isabel Nunes Ramalhinho

Batismo do Cessna 172H "CR-AKF"
Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil
Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil
Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Acidente no Mocucune a 24/12/1975
Foto de António Francisco Paixão Gil

Cessna 150L Aerobat "CR-APP"
Foto de António Francisco Paixão Gil
Aeroclube de Inhambane - Foto de Cte. Piorro

Aeroclube de Inhambane -.Foto de Cte. Piorro


Piloto Piorro, mostrando os estragos do ACI, depois de um temporal - Foto de Cte. Piorro

Piorro + 2 que não conheço.
Foto de Cte. Piorro

Da esq. para a dta. uma equipa de pilotos do ACI : António Silva (Silvinha), que por acaso também foi meu instrutor, Piorro, Fernando Morgado (meu instrutor e piloto chefe do ACI), Morgado, (irmão do Fernando Morgado, a pessoa a seguir não conheço, depois vem o Victor Nunes, (proprietário da firma Manuel Nunes) e Macedo.
Foto do Cte. Piorro




O Cte. Artur Cardoso fez a gentileza de me enviar estas fotos, respectivas legendas e esta nota:
"Boa tarde! Recebi do Piorro, (AC Inhambane), estas fotos e documentos.
"Fiz o 1º voo de adaptação ao voo com o Jaime Fajardo, num avião Piper Vagabond (CR-ACU).
Comecei a instrução com o Fernando Morgado até às 08:00 horas e depois o António Silva fez mais umas 02:00 horas e largou-me.
Parece que já morreram os dois. O António Silva (Silvinha) fez o seu último voo como passageiro em F-27, comigo a Comandante, e digo-lhe que ambos ficamos muito comovidos com a situação. Ele veio a falecer pouco depois.
O Fernando Morgado veio aqui para o norte, mas segundo me disseram, também morreu. Deste não tenho a certeza.
Aquele abraço, Artur Cardoso"
Festejos comemorativos das Bodas de Prata do Aeroclube de Inhambane


Foto de Cte. Vilhena



Bodas de Prata do Aero Clube de Inhambane

Bodas de Prata do Aero Clube de Inhambane


Bodas de Prata do Aero Clube de Inhambane
Bodas de Prata do Aero Clube de Inhambane



Espólio Rui Monteiro


Mais artigos enviados pelo Cte. Vilhena.

Sem comentários: