SETA – Sociedade Exploradora de Trabalhos Aéreos Lda.
Por escritura de 16 de Novembro de 1949, publicada no Boletim Oficial nº 8, 3ª série de 24 de Fevereiro de 1951, constitui-se na cidade da Beira com o capital de 600 mil escudos uma sociedade comercial, denominada Sociedade Exploradora de Trabalhos Aéreos Lda. - SETA.
Esta sociedade que tinha como sócios fundadores Leonel Nunes da Silva e Luís Manuel Fernandes, visava efectuar levantamentos e transporte publico aéreo dentro dos limites do território da Província de Moçambique.
Actuou por força de uma autorização especial concedida pelo governador-geral, mediante parecer favorável do respectivo Conselho de Aeronáutica. Nessa autorização frisava-se contudo, que a SETA não poderia actuar em concorrência com a DETA.
A sua actividade exercia-se fundamentalmente no campo de serviços de táxi aéreo de passageiros e de transporte diário de peixe fresco do Inhassoro a (130 milhas a sul da Beira) para a Beira e desta cidade para Nova Lusitânia (Búzi).
Leonel Nunes da Silva e Luís Manuel Fernandes, sócios da firma SETA, junto de um dos seus aviões. Foto de LMFernandes e dados do avião de Cte. Vilhena
Piper PA-14 Family Cruise "CR-ACS"
O Ryan 4 Navion "CR-ADE" da SETA
O Ryan 4 Navion "CR-ADE" da SETA
Piper PA-22 Tripacer 135 "CR-ADX" da SETA no Ibo.
Foto de Chico Ivo
Piper PA-22 Tripacer 135 "CR-ADZ"Destruido em Machanga a 17/07/1953 onde faleceu piloto Rui do Carmo Lobo e três passageiros.
Piper PA-22 Tripacer 135 "CR-ADZ"Destruido em Machanga a 17/07/1953 onde faleceu piloto Rui do Carmo Lobo e três passageiros.
O Beech UC-43 Traveler (D-17S) "CR-AEU" da SETA
Foto de John Miller
CR-AEM Foto de Ken Tilley.
Beech UC-43 Traveler (D-17S) "CR-AEU" da SETA e o Stinson 108-1 Voyager "CR-AFA" dos SAB
O Piper PA-22 Tripacer 150 "CR-AFJ" da SETA.
O Piper PA-22 Tripacer 150 "CR-AFJ" da SETA.
CR-AFJ. Foto de Adriano Soares.
O Piper PA-24 Comanche 250 "CR-AGJ" da SETA que posteriormente foi vendido aos TAM.
Compra do CR-AEU
Foto de John Miller
Sepultura do piloto Rui do Carmo Lobo
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